A 15ª. edição do KUGOMA – Fórum de Cinema Moçambique, evento que acontece no Centro Cultural Franco-moçambicano (CCFM) e o Cine-teatro Scala, terá lufar de 25 de Agosto a 30 de Agosto, com a abertura oficial marcada para o dia 28, às 19h00.
Trata-se de uma cerimónia que contempla um cine-concerto com a curta “Dr. Pyckle e Mr. Pride” (1925) numa versão 3D anáglifo, interpretada com música ao vivo por professores e estudantes da Escola Nacional de Música, e a estreia da mais recente longa-metragem de Margarida Cardoso, filmada em São Tomé e Príncipe, “Banzo” (2024).
Nas manhãs, entre as 10h00 e as 13h00 – sujeito a inscrição – dois jovens profissionais moçambicanos vão ministrar duas masterclasses. Leonel Matusse Jr. vai falar sobre Crítica de Cinema (26 e 27 de Agosto) – destinada a jornalistas, gestores culturais e estudantes de comunicação e Jared Nota vai partilhar as técnicas para um Pitch perfeito (29 e 30 de Agosto) – dirigida a argumentistas, realizadores, produtores e estudantes de audiovisual.
Ao início da tarde, de segunda (25.08) a quarta (27.08), estão previstas três sessões de conversas, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do CCFM, com os seguintes temas: Resultados preliminares do estudo do sector audiovisual – a equipa do projecto CREATIFI – Capacitando as indústrias criativas e culturais para impulsionar a criação de empregos; Narrativas audiovisuais e temas históricos - argumentistas e realizadores dos seriados Maningue Magic vão discutir como narrativas cinematográficas podem reinterpretar acontecimentos históricos, conectando-os a contextos e públicos contemporâneos e Bastidores da produção cinematográfica – produtores dos seriados Maningue Magic e outros produtores nacionais vão debater desafios burocráticos, estratégias de negociação, exigências legais e soluções criativas encontradas no terreno.
A programação da noite é um conjunto de 16 sessões de cinema distintas, com mais de 50 filmes, no CCFM, às 18h00 e às 20h00, e no Scala, às 18h30 e às 20h30.
Serão dezena e meia de curtas e duas longas-metragens nacionais, uma dúzia de curtas e três longas-metragens dos PALOP, cinco curtas da diáspora PALOP, uma dezena de curtas da diáspora brasileira, e uma série de outros filmes em estreia nacional, além do programa especial com quatro curtas-metragens da Reunião, Maurícias e Mayote, em colaboração com o FIFOI – Festival Internacional do Filme do Oceano Índico e La Kourmetragerie, com a presença de uma representante em Maputo.
Sexta-feira, dia 29 de Agosto, às 20h00, tem lugar o Lançamento Oficial do projecto Rede de Cinema e Audiovisual PALOP (fase 2), financiado pela Cooperação Portuguesa.
E sábado, 30 de Agosto, no mesmo horário, a cerimónia de Entrega de Prémios KUGOMA 2025, que reconhece novos talentos de Moçambique e dos PALOP, seguida de um cocktail de encerramento com música, no jardim. Este ano estão nomeados: Melchior Ferreira, Xavier Bila, Bless Ngonhama e Isidro Mangue (de Moçambique) e, Ricardo Leote e Olavo da Luz (de Cabo Verde), Bernardo Banza, Resem Verkron e Lord Over Makers (de Angola).
O Kugoma terá um programa paralelo no Museu Mafalala, Makhll’Artes, e na Beira – em parceria com o grupo Beira Visionário – na Casa do Artista e no Solange Beach Club; além das sessões adicionais na TVM, STV e Netkanema.
KUGOMA – Fórum de Cinema Moçambique é uma produção da Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM), a Max Film Creative e a ZOOM – produção gráfica e audiovisual, em parceira técnica com o CCFM – Centro Cultural Franco-moçambicano e o Cineteatro Scala.