Depois de três dias de actividades intensas – 31 de Julho a 2 de Agosto – na realização da primeira Mostra de Livros de Cartão, a Kuvaninga – cartão d’arte prepara um Sarau Cultural, esta quinta-feira (21), para celebrar com todos os envolvidos neste projecto que inaugura um novo momento da única plataforma de publicação de livros de cartão reaproveitado em Maputo.

Trata-se de um evento com início às 17h30, que irá reunir diferentes expressões artísticas, a frisar, a música, poesia e outras artes, para além da feira do livro de cartão, a pretexto de agradecer a cada escritor, artista plástico, voluntário, parceiro e público que acreditou neste sonho.

“Mais do que um encerramento, é uma oportunidade para reconstruir pontes entre a literatura, as artes plásticas e a sustentabilidade”, destaca Elcídio Bila, coordenador do projecto.

Aliás, este gesto reafirma a Mostra de Livros de Cartão da Kuvaninga não apenas como um evento ocasional, mas uma iniciativa que promete crescer nos próximos anos, mantendo viva a chama da criação e da consciência colectiva, com projecção para atingir outras províncias e, consequentemente, novos públicos, sobretudo crianças e jovens vulneráveis.

A Mostra de Livros de Cartão da Kuvaninga teve lugar no Instituto Guimarães Rosa durante três dias, e foi marcado por diversos momentos, entre a Feira do Livro; Mesas Redondas; Lançamento da Exposição de Artes Plásticas de Jossias Guambe; Oficina de Produção de Livros de Cartão à obra “A casa dos móveis que falavam”, de Ernesto Moamba, entre performances durante o cocktai de abertura oficial do evento.

No geral, o evento contou com figuras como Aurélio Cuna, Miguel Prista, Jorge Dias, Aldino Languana, Rui Silva, Alfredo Marevie, Jossias Guambe, Dionísio Bahule, Muenda, Albino Mahumana, Pedro Manguene, Énia Lipanga, Negro, Abdil Juma, Matilde Chabana, Ernesto Moamba, Alejandra Bosch (Argentina), Solange Bareto e Lúcia Rosa (Brasil) e Inês Blanc (Portugal).

O evento trouxe à tona os 13 anos da Kuvaninga no exercício de transformar o cartão em capas de livros, unindo escritores, leitores, artistas e artesãos num encontro que cruzou a literatura, as artes plásticas e a sustentabilidade.

A Mostra de Livros de cartão da Kuvaninga contou com a união e esforços de várias entidades, a destacar o Moza Banco, a Associação Machel Fidus, o Instituto Guimarães Rosa, a Metro Bus, as águas Fonte Fresca, a Frozy, a Ranxo, a It on You, a empresa Urbanova, as tintas CIN, a Associação NkaringanArte, a Muenda Arch & Design, a GM Records, a Tipografia Prelo Clássico e o Restaurante Mar à Vista.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart