A plataforma de produção de livros com capas de cartão reaproveitado, Kuvaninga cartão d’arte, lança, esta quinta-feira (17), às 14h00, o livro da escritora e mediadora portuguesa Inês Blanc, intitulado “O Cantar da Chuva”.
O lançamento será em forma de oficina de pintura e produção de livros artesanais no Centro de Teatro do Oprimido (CTO), na Feira de Hulene, em Maputo.
Trata-se de um conto infanto-juvenil inédito que conta a história de um pássaro solitário e tímido que vivia num embondeiro muito alto e não se misturava com os outros animais mais abaixo, mas tudo muda quando chega a seca e o pássaro teve que voar mais alto para as nuvens suplicando pela chuva.
Este texto, acompanhado por desenhos da autoria também de Blanc, carrega um ensinamento profundo sobre a coragem, superação do medo e empatia colectiva.
O livro o “Cantar da Chuva” tem apenas quatro páginas, mas transmite ensinamentos cruciais sobre a importância de sair da zona de conforto, a força que nasce das dificuldades e a conexão com os outros.
A oficina de pintura e de produção de livros com capas de cartão reaproveitado será dirigida a um universo de 30 crianças. Trata-se de membros do Centro de Teatro do Oprimido, crianças da comunidade e filhos de catadores de lixo da Lixeira de Hulene.
Durante a oficina, com a duração de 45 minutos, cada participante, juntamente com a autora, irá produzir cerca de quatro livros, onde cada livro ficará com o oficinando e outros serão distribuídos pelos parceiros do projecto.
De frisar que o lançamento e a oficina de livros com capas de cartão reaproveitado é uma actividade que conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português e o Centro do Teatro do Oprimido.
Inês Blanc, de arquitecta de profissão à contadora de histórias
Nascida e criada em Lisboa em finais de 70, Inês Blanc é arquitecta de profissão, contadora de histórias por paixão. Conta como actividade principal desde 2013, principalmente através de tapetes narrativos, com o seu projecto ‘Contamimando’, presente com regularidade em escolas, bibliotecas e livrarias. Tem diversas formações na área da narração e mediação de espaços culturais, bem como experiências pontuais em teatro amador. Encontra-se de momento em Maputo, com o Camões - Centro Cultural Português, desenvolvendo o seu trabalho em colaboração com diversas associações locais.
Kuvaninga: entre literatura, artes plásticas e consciência ambiental
Kuvaninga cartão d’arte é uma iniciativa que cruza literatura, artes plásticas e consciência ambiental, através da criação de livros artesanais feitos com papelão reaproveitado. Cada exemplar é único, feito à mão por jovens artistas e escritores, e transforma materiais descartados em objectos artísticos que promovem a leitura, a criatividade e o cuidado com o meio ambiente.
Mais do que uma colecção de livros, o projecto é também uma acção educativa e social, com oficinas em escolas e centros culturais que ensinam escrita criativa, encadernação artesanal e práticas sustentáveis.