A escritora e ilustradora brasileira Lívia Passos estará em Maputo entre quinta-feira e sábado para ministrar uma oficina que cruza arte, ancestralidade e sustentabilidade. Denominada “Encantadas. Livro de Memórias”, a oficina terá lugar no Instituto Guimarães Rosa (antigo Centro Cultural Brasil-Moçambique).
Trata-se de uma actividade que tem como objectivo promover uma reflexão sobre arte, ancestralidade e sustentabilidade em Maputo. Os presentes terão a oportunidade de tecer colectivamente um livro de tecido usando a mitologia do Baobá – Árvore Sagrada, e participar na construção de livros de tecidos usando materiais reciclados, técnicas de desenho e pintura, mesclada com muita criatividade, emoções e sonhos.
O evento terá a duração de três dias, das 10h00 às 12h00, com turmas de até 30 participantes. Além de desenvolver a expressão criativa, a oficina busca sensibilizar os participantes para a colecta selectiva e o potencial da reciclagem na produção artística, destacando que a arte pode emergir de qualquer contexto, mesmo em ambientes desafiadores.
Ademais, a oficina é uma proposta de reflexão sobre o indivíduo na colectividade. Busca evidenciar a consciencialização sobre a importância da colecta selectiva, demonstrando que é possível extrair arte de ambientes muitas vezes considerados críticos, que a arte pode ser produzida por qualquer pessoa, independente do contexto, incentivando, assim, a expressão criativa e a valorização de práticas sustentáveis no dia-a-dia.
O projecto “Encantadas. Livro de Memórias” tem como missão reforçar o vínculo com a ancestralidade e incentivar a prática sustentável no dia-a-dia, em um processo que une criatividade, ludicidade e o contar de histórias.
Original de Salvador, Bahia, Lívia Passos é artista visual que deu início ao processo artístico a partir de um trabalho de consciencialização quanto à colecta selectiva de resíduos hospitalares. Em sua trajectória, participou de exposições nacionais e internacionais como: Bienal Internacional de Arte NAIF, em Socorro – SP; Arte de todos para todos, edição virtual – Portugal; Mostra de Arte NAIF na Literatura, em Parati – RJ; e III Mostra de Arte Cultura Afro-Brasileira, edição virtual, em Taubaté – SP. Em sua poética, Lívia Passos aborda ancestralidade, desigualdades sociais e meio ambiente. A partir do ano de 2022, Passos realizou sete exposições individuais e cinco colectivas.
“Encantadas. Livro de Memórias” é um projecto aprovado pelo Edital de Mobilidade Cultural 2023/2024 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.