A actriz moçambicana Lucrécia Paco vai apresentar a peça teatral infantil “A Mulher e o Leão”. O evento terá lugar neste sábado (19), às 10h00, na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo.

“A Mulher e o Leão” é uma história adaptada para o palco por Lucrécia Paco, fala-nos da amizade e da união que faz a força. A actriz em cena conta, canta, dança, numa interpretação multidisciplinar que põe o público a interagir.

Em entrevista exclusiva a Entre Aspas, Lucrécia Paco diz que a iniciativa de adaptar a história “A Mulher e o Leão” surgiu de uma conversa que teve com a escritora Fátima Langa após a participação dela em uma peça infantil.

“Andava eu a representar no Teatro Avenida a peça “A corda, a lata e o batuque”, uma peça infantil, quando, no final da apresentação, a autora Fátima Langa disse ser desejo dela de um dia ver um dos seus contos em cena. Foi nesse contexto, e respondendo à proposta, que surgiu a iniciativa.”

Lucrécia Paco acrescenta ainda que o texto “A Mulher e o Leão” é de uma riqueza que permite explorar as múltiplas formas de levar à cena um conto. A dramatização do mesmo apoia-se nas personagens, que são bastante conhecidas, dos nossos Nkaringanas, que se caracterizam pela introdução do canto e da dança.

A actriz acredita que as crianças ao longo da peça terão a possibilidade de experimentar e articular diferentes sonoridades e cânticos. Mas também terão a possibilidade de escutar instrumentos tradicionais, como a timbila, mbira, e o xitende, que serão tocados por Celso Durão.

“Devo dizer que apresentar esta peça faz parte de um acto contínuo de consciencialização sobre o cancro infantil, trabalho que tenho vindo a desenvolver com a Associação Moçambicana de Luta Contra o Cancro (ALCC), e os serviços de Pediatria do Hospital Central de Maputo”, avança Paco.

Por fim, a actriz deixa uma mensagem para as crianças, “após assistirem a peça, espero que as crianças levem para casa, que sempre vale a pena sermos leais aos amigos, por um lado e que vale sempre a pena ter empatia, e sermos solidarios, quando chamados a colaborar”.

Além de actriz, Lucrécia Paco é poetisa e dançarina, nascida em 1969, em Maputo. Foi uma das fundadoras do grupo Mutumbela Gogo, em 1986, e foi protagonista da primeira novela moçambicana: “Nineteens”.

author-img_1

Raquieta Raso

Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de câmara e editora de vídeos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart