O escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana é o principal convidado da 4.ª edição da Feira do Livro da Beira (FLIB), evento a ter lugar entre amanhã (18) e sexta-feira (20), na cidade da Beira.
Subordinado ao tema “Encontro entre Literatura, Direito e Religião”, o evento que conta com palestras, conversas e oficinas de comunicação vai decorrer nos espaços da Livraria Fundza, Casa do Artista, Centro Cultural Português na Beira, Instituto de Formação de Professores de Inhamízua e Universidade Licungo.
Constam da lista de convidados, para além de Luís Bernardo Honwana, o jornalista e ensaísta José dos Remédios, os docentes Fernando Chicumule, Martins Mapera e Nídia Chamussora, Nelson Moda, Cremilde de Andrade, Cidália Chemane e Carla Karagianis, e as actrizes Ana Magaia e Maria Pinto de Sá.
No primeiro dia do evento, Luís Bernardo Honwana vai conversar, na Universidade Licungo, com os estudantes daquela instituição. No mesmo dia, terá lugar o momento da grande abertura da FLIB 2024. Luís Bernardo Honwana vai proferir uma palestra na Livraria Fundza. No evento, haverá espaço para interacção com o público e uma sessão de autógrafos, para além da actuacção do grupo coral Boosters e dos Jovens da Kulemba, que farão a leitura de excertos do livro de Honwana “Nós Matamos o Cão-Tinhoso”.
No segundo dia, o Centro Cultural Português-Beira vai acolher duas mesas de conversa. A primeira estará subordinada ao tema “Relação entre Literatura, Direito e Religião’’, com Fernando Chicumule, Cremilde de Andrade e Nelson Moda como oradores, e Cidália Alberto como moderadora.
A segunda mesa terá como tema “Inventário da Memória”, cujos oradores serão José dos Remédios, Nídia Chamussora e Martins Mapera. Carla Karagianis será a moderadora.
No terceiro e último dia haverá a oficina “Engenharia Sintética do Texto’’, a qual será orientada pelo ensaísta e jornalista José dos Remédios. Já na Casa do Artista terá lugar o Sarau Cultural sobre a obra “Nós Matamos o Cão-Tinhoso”, cuja encenação será feita por Ana Magaia e seus convidados.