15 dias separam-nos do Luju Festival, evento de gastronomia e moda em eSwatini

Depois do Bushfire, eSwatini acolhe Luju Festival, um evento que para além da música junta a gastronomia e a moda, ou melhor, o estilo de vida. Este ano vai acontecer pela sexta vez e está marcado entre os dias 2 e 3 de Agosto, ou seja, daqui a 15 dias.

Os organizadores do evento estiveram em Maputo, semana passada, para contar algumas novidades sobre o festival. Juntaram jornalistas no X-Hub e partilharam o programa, o conceito, o alinhamento e, pelo meio, as curiosidades que marcaram as edições passadas.

Uma das informações privilegiadas é que Wazimbo é o artista moçambicano chamado a este festival este ano, e vai dividir o palco com artistas como Sjava, Simphiwe Dana, Kelvin Momo, Sisonkhe Kollektiv, Mthunzi, The Soil, Dlala Thukzin, Nomalungelo, Louis Mhlanga, Majozi, Ntate Stuna, Ziyawa kazitha, Cleopatra, Tibza, entre outros.

O tema desta edição é “Um retorno ao futuro africano”, em tradução literal do inglês: A return to the african future. Já as proezas culinárias tem a temática ‘Raízes’, como pretexto para “desenterrar o poder das plantas sendo uma fonte sustentável de saúde e herança”, enquanto que o universo da moda vai olhar para o ‘Futurismo africano’, um movimento artístico e cultural abraça a história e a herança africana, misturando fantasia e conceitos futuristas para vislumbrar um futuro impulsionado por africanos.

Um dos cartões de visita deste festival é a demonstração culinária da famosa chef e personalidade da media sul-africana Lorna Maseko, que descobriu sua paixão pela culinária em uma edição do Celebrity Chef do MasterChef South Africa e passou a apresentar o reality show de culinária “Top Chef SA”, bem como “The Hostess with Lorna Maseko ” na SABC3.

Outra demonstração imperdível será apresentada por Vusi Kunene , mais conhecido como The Tattooed Chef , um empreendedor culinário que abriu o primeiro bar de sushi de propriedade de negros na África do Sul, o The Blackanese. Outros destaques incluem a Brewmistress Lucy Corne, uma provadora de cerveja qualificada internacionalmente que apresentará a Masterclass de degustação e fabricação de cerveja, enquanto a gerente de negócios regionais da KWV, Saskia Lesch, apresentará uma Masterclass de vinhos e degustação.

Um dos destaques deste ano é, sem dúvida, o Luju Fashion Show. É aqui que 14 designers de eSwatini, Moçambique, Zimbábwe, Lesoto e África do Sul podem mostrar seu talento em um show de alta energia envolvendo mais de 100 pessoas, incluindo modelos, cabeleireiros, maquiadores, entre outros artistas.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart