A produção de jam com recurso à maçanica em Vilanculos envolve uma mistura composta por polpa de maçanica, 15% de pimento vermelho, açúcar e 0,5 milímetros de ácido cítrico (limão). O limão serve para dar maior consistência ao produto e prolongar o tempo de conservação, permitindo que o jam dure até seis meses em temperatura ambiente.

Essa transformação é desenvolvida por Palelo Daivide, estudante da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo, no âmbito do seu trabalho de fim de curso, intitulado “Caracterização Físico-Química da Geleia Base de Maçanica com Adição de Pimento Vermelho”, para a obtenção do grau de licenciatura no curso de Agro-Processamento.

Para produzir a geleia, é necessário extrair a semente da maçanica e triturá-la, assim como o pimento vermelho. Após esse processo, segue-se a filtração para separar as substâncias maiores. Finalizado esse processo, são adicionadas as polpas da maçanica e do pimento vermelho, já trituradas e filtradas, juntamente com o açúcar e o limão. A mistura é então fervida por cerca de 45 minutos a uma temperatura de 80 graus Celsius. Todos os componentes são misturados no mesmo recipiente.

A maçanica, ingrediente principal para a produção do jam, é uma fruta típica do país, conhecida por seu sabor doce e refrescante. É pequena, de cor amarela ou laranja, e é muito apreciada tanto para consumo ˮin naturaˮ (que se encontra no estado natural) quanto para a produção de sucos e doces. Além de ser deliciosa, a maçanica é rica em vitaminas e nutrientes.

Assim que a mistura atinge o grau desejado, retira-se a panela para o arrefecimento da composta e segue-se para a embalagem. Para saber se a mistura atingiu o ponto desejado de consistência, segundo o inovador Palelo Daivide, é preciso tirar um pouco da composta com uma colher nos últimos minutos de fervura. Se a mistura apresentar resistência para escorrer da colher, significa que atingiu o ponto desejado; caso contrário, é preciso deixar ferver por mais tempo.

A produção de Daivide pode ser encontrada em quatro opções: i) 100% de polpa de maçanica e sem açúcar, ii) 20% de adição de açúcar, iii) 25% de adição de açúcar e, iv) 40% de adição de açúcar.

As opções com mais açúcar, entre 25% e 40%, são as mais aceitas. No entanto, as opções com menos açúcar podem ser viáveis para consumidores diabéticos ou intolerantes a grandes quantidades de açúcar. A conservação do jam pode durar até seis meses em temperatura ambiente e um ano, se refrigerado.

author-img_1

Fátima Chaúque

Fátima Belina Chaúque tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolve conteúdos voltados à Tecnologia & Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart