Marrabenta Vibes Fest: o cruzamento de gerações é amanhã na Galeria

Wazimbo, Chico António, Matchote, Tânia e Nelson Chongo, Nelton Miranda e Miguel Xabindza são os artistas moçambicanos que, amanhã (22), às 18h00, vão se cruzar na Galeria, Porto de Maputo, para a primeira edição do Marrabenta Vibes Fest.

Trata-se de um evento que inaugura um novo paradigma na música ligeira moçambicana, ao levar, ao mesmo palco, vozes da antiga e nova geração que se dedicam a perpetuar o ritmo marrabenta.

Para Wazimbo, o projecto Marrabenta Vibes chega em boa hora, porque, como sustenta, há carência de projectos com uma base de sustentação como este e “acredito que as pessoas que suportam este projecto são desconhecidas e agregam-se a este ‘showbiz’ jovens que querem fazer da música algo diferente.”

“Por mais que eu quisesse apresentar totalmente trabalhos novos durante a minha actuação, não é ético e não funciona, pois sempre existirá alguém a cobrar temas como “Sapateiro” e “Nwahulwana”, por isso, estes e outros temas conhecidos não vão faltar”, acrescenta o artista.

Já Chico António prometeu levar à Galeria quase todo o seu acervo musical, com músicas que partem desde os anos 1980 até aos dias actuais. “Vou buscar do meu repertório algumas músicas que o público gosta para poder contribuir com a minha voz neste show”, acrescenta.

Para Tânia Chongo, é uma honra muito grande fazer parte deste projecto, sendo a única menina e a mais nova, por poder dividir o palco com pessoas que as considera seus pais, seus mentores. “Eu sinto-me em casa ao lado deles, sinto-me como se estivesse ao lado dos meus pais. Eles me transmitem uma energia muito boa, disse a filha do célebre casal Carlos e Zaida Chongo.

Em termos de repertório, a dupla de irmãos vai vasculhar o álbum “Khanimambo”, que faz uma homenagem aos pais, entre outras músicas da nossa sua autoria, para além dos sucessos de Carlos e Zaida Chongo, pois “a nossa imagem sempre vai ser ligada a eles.”

Liderados por Nelton Miranda, a banda que irá acompanhar os artistas vai contar com Lívio nos teclados, Nando Morte na percussão, Fadir na guitarra, Matchote no saxofone, Simon na bateria, Pelembe no trompete e nos corros Sandra e Felicidade Magaia.

“Ao aceitarmos este projecto, recebemos um leque de músicas fantásticas e não houve discussão. Estamos dispostos a trabalhar amanhã com um sorriso no rosto para melhores dias da nossa música, do nosso país”, refere Nelton Miranda, director musical do festival.

“Marrabenta Vibes Fest” conta com uma participação especial de Miguel Xabindza, uma geração mais nova de artistas que investem na música típica moçambicana. Xabindza sente-se honrado pelo convite e, por isso, convida a todos a se juntarem a festa para a celebração da nossa cultura.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há (quase) 10 anos, escrevendo sobre arte e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de media. Trabalha também como copywriter em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart