‘Matola Jazz Festival’ regressa 15 anos depois. Evento está (re)marcado para 16 de Setembro

‘Matola Jazz Festival’, a festa que exalta o melhor da música jazz nacional e internacional está de regresso, e vai acontecer a partir das 16h00, no dia 16 de Setembro, no recinto do Conselho Municipal da Matola.

Jimmy Dludlu, Xixel Langa, Seth Suaze, Autism Groove e Zé Pires & Musicops são as propostas moçambicanas que vão se cruzar entre os palcos Hanhane e Matola-Gare. Já do estrangeiro, África do Sul, os nomes propostos são de Don Laka e Kelly Khumalo.

No lançamento do festival, os dois artistas internacionais pronunciaram-se em torno do evento, perante estudantes da Escola de Comunicação e Artes da UEM, professores, músicos, entre outro.

Don Laka, presencialmente, disse que era interessante estar num evento desta natureza pela importância que o evento tem para os dois países. Kelly Khumalo, por sua vez, via online, prometeu trazer a explosão do gospel a Moçambique e a sua experiência entre os ritmos gospel e jazz.

Para o Presidente do Município da Matola, Calisto Cossa, este festival é uma oportunidade única para o resgate e manutenção da Matola enquanto uma cidade cultural e espera que neste dia se venda a imagem positiva da cultura que os moçambicanos sabem fazer, sobretudo nesta componente de jazz.

De acordo com José Langa, representante da Top Produções, parceiro do evento, 80% dos convidados deste festival são moçambicanos, à medida que ao viajarmos para África do Sul assistimos artistas moçambicanos, “então, porque não fazemos do nosso jazz o melhor de África?”, questiona o gestor de uma das grandes produtoras de eventos em Moçambique, que pela segunda vez colabora com o Município da Matola, sendo que a primeira foi com a produção do Matola Gospel Festival.

“Está na altura de fazermos grandes festivais de jazz, oferecendo o melhor de infra-esruturas, que é o que teremos: dois palcos – um na zona do relvado e outro na zona do pátio – uma área dedicada à gastronomia”, confirma Langa.

Recorde-se que o ‘Matola Jazz Festival’ foi lançado em Junho, no Conselho Municipal da Cidade da Matola, num evento que coincidiu com um masterclass dirigido pelo músico sul-africano Don Laka na companhia do colectivo Jazz Big Band da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Entretanto, não é um conceito novo. O ‘Matola Jazz Festival’ aconteceu por duas edições, sendo que a última foi em 2008. O festival regressa este ano com uma nova abordagem, juntando as vedetas da música moçambicana e sul-africana.

O Matola Jazz Festival é uma iniciativa do Conselho Municipal da Matola, com a organização da Top Produções e a Comunicação e Marketing do Canto do Jazz.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart