Media Club Awards: Orlando Anselmo foi o grande vencedor. Entre Aspas (pelo menos) foi nomeado

Pelo segundo ano consecutivo, profissionais da Comunicação Social aderiram ao maior evento de premiação da indústria de media no país. Trata-se de Media Club Awards, gala que teve lugar na última sexta-feira (7), no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo.

Foram mais de 50 profissionais de comunicação nomeados para mais de 20 categorias de prémios, incluindo a Entre Aspas, que, infelizmente, derrapou na categoria de Jornalismo Cultural Impresso e Online. Entre estes, destacam-se pivots de telejornais, apresentadores de programas de televisão e rádio, jornalistas, entre outros géneros ‘tradicionais de jornalismo’.

Mais de 40 empresas de media foram evocadas, numa noite, diga-se, turbulenta, desde a media convencional ou tradicional até aos media digitais, em que, de acordo com a organização, foram inclusos os mais destacados ‘influencers’ da actualidade.

Se considerarmos o Prémio Carreira o mais importante desta gala podemos, então, assumir que Orlando Anselmo, pivot e jornalista da Televisão de Moçambique (TVM), o ‘guru’ do programa ‘Bom dia Moçambique’, foi o grande vencedor da noite das estatuetas, o mesmo galardão que, ano passado, foi conquistado pela carismática Anabela Adrianópoulos.

Afinal, esta distinção reconhece e celebra o percurso profissional excepcional de cidadãs e cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Moçambique, que se tenham notabilizado ao longo da sua carreira pelo seu desempenho extraordinário, constituindo uma referência para a sua área de actividade. “O Prémio Carreira agracia o profissional dedicado, focado, consistente, colaborativo, disponível para partilhar conhecimentos e experiência com os outros, e gozando de plena reputação e respeito na sua comunidade”, descreve a organização.

Orlando Anselmo deixou para trás Delfina Mugabe, Marcelo Mosse, Simeão Ponguane, Fernando Gonçalves e Mohamed Galibo.

Ainda na TVM, o destacado Atanásio Marcos é prémio Pivot Serviços Noticiosos de TV, deixando para trás Isaura Manjate (Stv), Adelaide Isabel (Miramar), Hermínio José (TV Sucesso) e Filipe Vilânculos (Media Mais TV). Foram, ao todo, seis prémios para a televisão pública, cujo iremos referenciar alguns ao longo do texto. Destes, o destaque vai para o programa ‘Janela Económica’, dos jovens Pascoal Malate e Anésio Novela.

Contrariando a tudo e todos, Juju Rombe, com o seu ‘Sextou com a Juju’, programa da Stv, conquistou o prémio de Apresentador de TalkShow de TV, derrubando Gabriel Júnior (Moçambique em Concerto), Zé Pires (Por trás do piano), Amável Pinto (Acústico), Dudas Aled (Noites Vivas) e Quinito Júnior (Cara e Coroa).

No que diz respeito aos programas de entretenimento em televisão, o apresentador do programa Batidas, da TV Sucesso, (Puto) Aires Cossa, levou a melhor, evidenciando-se perante Fred Jossias (Show do Fred), Dygo Boy (Atracções), Válter Tembe (Casa Cheia) e Emerson Miranda (Estação do Boss).

O ‘Mozpod’, de Chairman, conquistou o Prémio Podcast, afastando ‘Vem prosperar’, de Nilsa Chipe; ‘Podcast para elas’, de Alima Sauji; GA Talks, de Jéssica Teremba e Dannis Dada e CIP Podcast, de Raúl Massingue.

Naita Ussene, do jornal Savana, é o melhor Repórter de Imagem, destacando-se perante Sérgio Mondlane (TVM), Pedro Uamba (Stv), Sérgio Gimo (TV Miramar), Urgel Matula (Jornal Notícias) e Mauro Vombe (Freelancer).

Sheila Ibraimo, apresentadora da TVM e influenciadora digital, venceu o prémio de Comunicador Digital Influente e o prémio Locução foi para Bruce Lau Fu, profissional da Rádio Índico. Belas Manhãs, programa matinal da TV Miramar, apresentado por Neyma Alfredo e Juliana Napaua, arrecadou o prémio de Melhor Programa de Educação e Quotidiano.

O prémio de Melhor Programa Desportivo foi para Pré-Match (TVM), onde o seu apresentador, Shayd Parbato, venceu também o de Revelação, preenchendo, se quisermos, a posição de segunda personalidade da noite.

O programa Artes e Letras, da STV, foi considerado o prémio de Jornalismo Cultural em Televisão. O Grupo Soico não parou por aí, tendo o Jornal o País Online, um dos seus segmentos noticiosos, ficado com o prémio de Serviços Informativos Populares de Jornalismo Online e Ricardo Machava o prémio Coragem, somando, ao todo, quatro categorias.

Em termos de instituições, a Touch Publicidade foi considerada a Agência de Comunicação e Marketing de Maior Impacto; a MultiChoice, por sua vez, melhor Distribuidora de Televisão Digital e o prémio Associativismo em Comunicação foi conquistado pelo Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM).

Fred Jossias e Clemente Carlos derrapam perante evidências contrárias

Foi uma noite esplêndida, pelos menos as imagens não escondem o rigor e o bom gosto dos profissionais da comunicação quando o assunto é bem-vestir, cumprindo com um dos requisitos da gala: traje formal. Mas, tirando a indumentária e a beleza dos convidados, houve situações um tanto quanto embaraçosas e premiações contestadas.

Os casos mais flagrantes, de acordo com o frenesim das redes sociais durante o final de semana, têm que ver com o facto de Fred Jossias, que concorria em duas categorias, não ter levado nenhuma e o jornalista Clemente Carlos não ter sido distinguido como o Influenciador Digital Influente.

O Puto Mais Fofo ou o Rei dos Bifes, como tem se apelidado, foi nomeado para os prémios Coragem e Melhor Apresentador de Programa de Entretenimento em Televisão. Na primeira, Ricardo Machava levou a melhor e, na segunda, o seu amigo Puto Aires saiu mais sorridente.

Para os internautas, é inadmissível que Fred, considerado o monstro do entretenimento moçambicano, não tenha levado sequer uma estatueta para as montras da Tua Televisão (TTV). Por isso, várias vozes julgam os critérios usados obscuros, por sinal, para a premiação dos vencedores, dando a ideia de que se devia usar o voto popular.

Se Fred Jossias, pelo menos até ao fecho deste artigo, não se tinha pronunciado, o mesmo não se pode dizer de Clemente Carlos que, para a esmagadora maioria, seria o legítimo vencedor na categoria de Comunicador Digital Influente. O jornalista da TV Sucesso, com passagens pela Miramar e TTV, não deixou barato, tendo mostrado o seu profundo desagrado com a organização do Media Club Awards, por o ter nomeado, mas, já no local, o seu nome sequer fazia parte da lista.

Para o também activista social, este acto, que o considera desonroso a sua pessoa, é mais uma tentativa de intimidação pelas suas abordagens públicas referente a assuntos políticos e sociais que, na sua opinião, denunciam a gestão pública danosa por parte do partido do dia.

Gabriel Jr. e o seu gigante ‘Moçambique em concerto’ travaram com a Juju

O programa das famílias moçambicanas, ‘Moçambique em concerto’, que agita, literalmente, as tardes de domingo da televisão moçambicana tinha o seu apresentador favorito na categoria de prémio de Apresentador de TalkShow de TV, mas Gabriel Jr. perdeu o favoritismo diante da Juju Rombe.

Há muitas vozes, nas redes sociais, que discordam com a premiação, julgando que o programa da Stv não chega aos pés do da TV Sucesso e, noutros cantos, colocam o programa de Zé Pires, ‘Por tráz do piano’, como o favorito, também exibido nas telas do Grupo Soico.

Refira-se que Gabriel Jr., também PCA da TV Sucesso, não só viu o seu ‘grande’ programa diminuído pela Juju (pelo menos na opinião da organização) como também o seu pupilo Vasco Dava não conseguiu o prémio Revelação, arrancado pelo apresentador desportivo Shayd Parbato.

Gabriel Jr. e o seu gigante ‘Moçambique em concerto’ travaram com a Juju

Ainda que esta edição tenha aumentado consideravelmente o número de categorias, de 10, do ano passado, para mais de 20, este ano, levantam-se críticas de profissionais não incluídos, mas que trabalham no sector de media e, não só, relevantes.

Gestores de websites e blogues, youtubers e designers gráficos são alguns profissionais que se sentem à margem dos prémios do Media Club. Categorias como ‘Blogueiro do Ano’, ‘Gestor de Redes Sociais do Ano’, ‘Designer Gráfico do Ano’ e ‘Youtuber do Ano’ fazem falta, pois, assim, segundo reclamações, limita a representatividade e valorização destes talentos.

Recorde-se que Media Club é uma instituição moçambicana independente, de promoção de convívio e fraternidade entre os profissionais de media na diversidade das suas especialidades, bem como de partilha de informação e reconhecimento dentro da sociedade em geral. O Media Club Awards, por sua vez, é um evento de premiação dos profissionais da Comunicação Social que têm por objectivo reconhecer o mérito e promover a qualidade do exercício da profissão, bem como estimular as boas práticas no exercício da actividade jornalística.

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Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

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