O Banco de Moçambique está a apostar na modernização do sistema financeiro com a entrada em circulação da nova série de notas e moedas do metical, denominada Série 2024. Mas o que mudou? Qual é o impacto dessa mudança no dia a dia dos moçambicanos? Nesta matéria, vamos explicar tudo sobre a nova série de notas e moedas que está revolucionando o sistema financeiro nacional.
O que é a Série 2024?
Trata-se da nova série de notas e moedas do metical que entrou em circulação no sistema financeiro nacional em simultâneo com a série anterior, em uso desde 1 de Julho de 2006. A nova série mantém a composição de seis denominações de notas bancárias e respectivos substractos – 1000, 500 e 200 meticais em substracto de papel e as de 100, 50 e 20 meticais em polímero. Já as moedas, o número de denominações foi reduzido de nove para sete, mantendo-se as de 10, 5, 2 e 1 meticais, e as de 50, 10 e 1 centavos.
Segurança e tecnologia
A nova série beneficiou dos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos na área de impressão de notas e cunhagem de moedas, e é doptada de elementos de segurança modernos, estamos a falar do fio de segurança; dos elementos de tintas com cores variáveis e impressão em alto-relevo. Isso significa que as novas notas e moedas são mais difíceis de falsificar e oferecem mais segurança aos usuários. Além disso, as novas notas e moedas integram componentes que facilitam e melhoram a identificação das várias denominações por pessoas com deficiência visual.
Património cultural e histórico
A Série 2024 integra, na sua essência, elementos sobre a história, fauna, educação, recursos marinhos e agricultura de Moçambique. Isso significa que as novas notas e moedas são uma forma de enaltecer os valores do patrimônio cultural e histórico do país.
Cuidado com as novas notas e moedas
O Banco de Moçambique chama atenção que é da responsabilidade de todos zelar pela conservação das notas e moedas do Metical. O governador do Banco Central, Rogério Zandamela, apelou a todos para que cuidem das novas notas e moedas de modo a preservarem a sua segurança.
A entrada em circulação da Série 2024 é um marco importante para o sistema financeiro nacional. Com a segurança, tecnologia e património cultural, as novas notas e moedas do metical prometem revolucionar o modo como os moçambicanos lidam com o dinheiro. Segundo o governador do Banco de Moçambique, "a medida surge pelo facto de as notas terem sido revistas há sete anos e há mais de 17 em relação às moedas, quando geralmente se fazem actualizações a cada cinco anos, por forma a adequá-las às novas tendências de “design”, segurança e outros elementos contextuais".