A Ministra da Cultura e Turismo desafia a sociedade no geral a participar activamente no melhoramento de um ambiente de paz e desenvolvimento no sector do turismo.

Eldevina Materura falava, esta sexta-feira, em evento de abertura da semana Mundial do Turismo, cuja cerimónia de celebração terá lugar no próximo dia 27 de Setembro, sob o lema “Turismo e Paz”.

Ainda no evento, a Ministra destacou a importância de exaltar a indústria do turismo, como um sector para o desenvolvimento do país.

“Cada um de nós tem um papel para o desenvolvimento do turismo, na promoção da cultura, por isso, a sociedade civil deve estar engajada em participar activamente, porque, quando vem um turista para o nosso país a primeira coisa que ele nota ou presta atenção é a nossa cultura, por isso, há necessidade de valorizar o que é nosso porque é o que nos difere dos demais”, salientou.

O lema “Turismo e Paz” traduz-se como um apelo para o melhoramento de um ambiente de paz, numa altura em que o país tem vivenciado um clima de terrorismo em Cabo Delgado, que continua a ser uma preocupação para a comunidade local e não só, para o país no geral e no exterior.

Além disso, Materula relatou que durante o período da eclosão da Covid-19, até 2022, o país registou um acréscimo de 31% de entrada de pessoas no pais comparativamente aos anos anteriores, onde várias indústrias de turismo e hotelaria tiveram que redobrar os esforços e reinventar-se para mitigar o alastramento da doença no país.

“A celebração do dia 27 é uma oportunidade para reflectir sobre os desafios a melhorar na indústria do turismo do próximo ciclo de governação, e traçar estratégias para enfrentar situações de crise tal como foi vivenciado na época da Covid-19, onde as pessoas tinham que ficar em quarentena, e os espaços de lazer foram interditados como medidas de prevenção”, refere a governante.

Recorde-se que o sector do turismo foi um dos mais afectados pela pandemia da Covid-19, onde 32 Museus e instituições similares como escolas de ensino artístico, bibliotecas públicas foram encerradas, incluindo a suspensão de serviços conexos, como lojas, museus e artesanato, segundo os dados do Ministério da Cultura e Turismo no ano de 2020.

A Mesa Redonda alusiva ao lançamento da Semana do Turismo e Paz tinha como tema Reflexão sobre o Turismo nos 5 Destinos Turísticos. Para além da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, o evento contou com a participação do Presidente da FEMOTUR, Vasco Manhiça; Vice-Presidente da AVITUM, João das Neves e do Presidente do Pelouro do Turismo da CTA Muhammad Abdullah.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso do 4.º ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle e Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart