A Ministra da Cultura e Turismo visitou recentemente o humorista moçambicano Mito Munguambe, que se encontra internado no Hospital Central de Maputo (HCM), na sequência de um acidente de aviação que sofreu no sabádo (5), na cidade de Maputo.
A visita de Eldevina Materula não apenas reforçou a importância do apoio institucional à cultura, mas também destacou a solidariedade e empatia no tratamento de questões pessoais e de saúde.
Durante a sua visita, Materula não se limitou a encontros formais, fez questão de passar pelas camas dos pacientes, conversando com eles e com os seus familiares.
“Isso sim é ser humana acima de tudo”, comentou a influenciadora digital Boneca Barbie, quem testemunhou este encontro, e emocionou-se com a demonstração de carinho e a atenção da ministra, um gesto que simboliza a importância de um olhar mais humano e acolhedor em tempos de adversidade.
Além desta visita, da gestora pública cultural, a comunidade artística mobiliza-se, mais uma vez, para ajudar o artista que precisa de todo gesto de amor e solidariedade para a sua recuperação.
Trata-se de um evento beneficente, que está agendado para o dia 30 de Outubro, às 18h00, na Associação dos Músicos Moçambicanos, em Maputo. O espectáculo que cruza quase todas as áreas artísticas contará com a participação Eduh All Talents, Sidof David, Tabasily, Michael Cypriano e muitos outros. A expectativa é que o show não apenas entretenha, mas também arrecade fundos essenciais para o contínuo tratamento do artista.
De realçar que a recente visita da ministra Eldelvina Materula a Mito Munguambe, bem como outras iniciativas dispersas, são um exemplo inspirador de como a cultura e a empatia podem se entrelaçar, proporcionando suporte emocional e financeiro em momentos críticos. Com a ajuda de todos, a expectativa é que Munguambe possa superar este desafio e continuar a encantar o público com sua arte de fazer rir.
Milca Nhabanga
Sou Milca Nhabanga, 26 anos, residente em Intaka, estou a concluir o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Apaixonada pela comunicação, actuo na área de redacção e audiovisual, com foco em narrativas dinâmicas e envolventes que capturam o impacto da informação