A quarta edição dos Prémios Mozal Artes e Cultura já tem os seus candidatos. Trata-se de 16 artistas divididos em seis categorias e o anúncio dos vencedores será feito no dia 1 de Novembro.

Por deliberação do júri, foram seleccionados como nomeados os seguintes artistas: Carina Ubisse Capitine, Maria Chale e Pedro Halar Júnior (Artes Visuais); Hamir da Silva, Lillian Benny e Mário Macilau (Fotografia); Elvis Jucundo e Jared Nota (Cinema e Audiovisuais); Alia Raúl Sumail, Osvaldo Pissirivo e Sumalgy Nuro (Dança); Alberto Correia Adelino e Matilde Manecas (Design de Moda e Vestuário); e Assa Matusse, Otis Selimane Remane e Xixel Langa (Música).

É curioso que os Prémio Mozal Artes e Cultura prevê sete categorias, mas nesta edição pelo facto de não se ter nomeados para Teatro ficaram apenas seis categorias.

Este evento tem como objectivo incentivar e divulgar os novos criadores, reforçando o apoio às novas criações e à promoção dos valores da arte contemporânea, com enfoque nos artistas moçambicanos em afirmação, residentes no país ou no estrangeiro, que se tenham destacado no exercício da sua actividade.

A Kulungwana e a Mozal, organizadoras da iniciativa, acreditam que os prémios poderão contribuir para o mapeamento de novos artistas nacionais ainda desconhecidos e para reunir, ao longo do tempo, mas também sirvirão como uma amostragem dos melhores trabalhos e talentos jovens moçambicanos.

O lançamento oficial da quarta edição dos Prémios Mozal teve lugar no dia 30 de Abril, na galeria da Kulungwana, na Estação Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, em Maputo, e os vencedores serão anunciados no dia 1 de Novembro.

Para a presente edição, o concurso pretendia alargar o nível de alcance da divulgação, onde os principais critérios para a selecção dos nomeados foi o rigor e a originalidade dos seus trabalhos.

Os Prémios Mozal Artes e Cultura foram criados em 2018, no âmbito da responsabilidade social da Mozal e responde aos propósitos da Associação Kulungwana, ao premiar o melhor jovem artista em cada uma das sete categorias, anualmente.

Raquieta Raso

Raquieta Raso

Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de camera e editora de videos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart