Depois do cancelamento em Novembro último, devido às circunstâncias adversas impostas pela tensão social em Moçambique, eis que a Gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura já tem nova data: 28 de Março.
A Associação Kulungwana, organizadora do evento, garante um evento de celebração da excelência artística e cultural em várias áreas da arte, e que seja um marco fundamental para o fortalecimento do sector criativo do país.
Depois de um processo criterioso de recepção e selecção de candidaturas por parte do júri, foram nomeados 16 candidatos para as seis categorias premiadas em 2024, a saber: Artes Visuais (Carina Ubisse Capitine, Maria Chale e Pedro Halar Júnior); Fotografia (Hamir da Silva, Lillian Benny e Mário Macilau); Cinema e Audiovisuais (Elvis Jucundo e Jared Nota); Dança (Osvaldo Passirivo, Alia Raúl Sumail e Sumalgy Nuro); Design de Moda e Vestuário (Alberto Correia Adelino e Matilde Manecas) e Música (Assa Matusse, Otis Selimane Remane e Xixel Langa).
De salientar que nesta edição a categoria de Teatro não será nomeada, uma vez que as propostas apresentadas não cumpriam os critérios regulamentares.
Os vencedores da presente gala serão premiados com um valor monetário correspondente a 120 mil meticais, em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição no desenvolvimento das artes em Moçambique.
A realização da 4.ª edição dos Prémios Mozal Artes e Cultura é uma expressão da confiança nas artes moçambicanas e no potencial criativo dos artistas locais. Ao longo das edições anteriores, os Prémios Mozal Artes e Cultura têm demonstrado um grande impacto no fortalecimento do sector cultural, na promoção da inovação artística e na melhoria da qualidade e profissionalismo no mercado artístico.