Depois de um rigoroso processo de entrevista realizado por especialistas em cinema e televisão, bem como pelos Directores das Academias MTF, em 13 países africanos, foram seleccionados os cineastas aspirantes representantes da África Oriental, África Austral e África Ocidental.
Os jovens seleccionados iniciaram o seu programa de formação de nove meses nas Academias MTF no dia 28 de Julho do ano em curso. A representar Moçambique temos Elvis Jucundo e o Alde Rodrigues, que estão integrados na Academia MTF de Lusaka.
Os alunos irão completar um curso de nove meses, composto por seis meses de aprendizagem online, seguidos de três meses de formação presencial. A formação da Academia MTF é credenciada pela Universidade da Zâmbia. “este ano, ajustamos o nosso programa com o objectivo de torná-lo ainda mais eficaz e acessível. Acreditamos que com este formato renovado continua a oferecer a melhor plataforma de formação no nosso sector, aliando qualidade pedagógica à flexibilidade digital. A MultiChoice continua empenhada no desenvolvimento de talentos africanos do cinema e da televisão em todo o continente’’, afirmou Agnelo Laice, director geral da MultiChoice Moçambique.
Laice destacou ainda que, a Academia MTF continua a oferecer a formação que capacita os jovens criadores a contarem histórias africanas, para que o público se possa identificar com o conteúdo hiper-local que tanto aprecia.
“O principal objectivo da MTF é fazer crescer a indústria cinematográfica e televisiva africana. Desde a nossa fundação em 2018, produzimos centenas de cineastas qualificados, com muitos ex-alunos a seguirem uma carreira na MultiChoice ou a tornarem-se empreendedores de sucesso em vários sectores da nossa indústria”, referiu Laice.
Os alunos da MTF são seleccionados depois de um processo de candidatura exaustivo e multi-etapas. Durante a formação, recebem instruções práticas de profissionais líderes da indústria e, por fim, colaboram na criação de um filme que será exibido nos canais MultiChoice, como no Maningue Magic.
“Os alunos da MTF podem esperar uma experiência de aprendizagem estimulante que vai lhes capacitar para responder às necessidades da indústria e para criar trabalhos que podem inspirar o público africano nas próximas décadas”, afirmou Christopher Puta, director da Academia MTF. “Tendo já visto do que a admissão deste ano é capaz, estamos confiantes de que o futuro da nossa indústria está em boas mãos”.
Esta é a oitava turma de alunos a integrar o programa MTF África, que se tornou a reconhecida fonte de novos talentos cinematográficos no continente.
A Incubadora de Talentos da MultiChoice (MTF- MultiChoice Talent Factory) é uma iniciativa de valor compartilhado que fornece uma plataforma para as indústrias criativas desenvolverem seu talento e se envolverem através de suas paixões compartilhadas. Esta iniciativa possui uma abordagem em vários níveis, nomeadamente; o Portal MTF, as Academias MTF e as Masterclasses da Indústria MTF.