MTF 2024: cineastas acreditam no potencial da incubadora para desenvolver projectos cinematográficos

António Maxaieie e Dulany Sedemo foram alguns dos cineastas presentes na cerimónia de apresentação dos novos estudantes da Academia da África Austral da MultiChoice Talent Factory (MTF) em Lusaka, Zâmbia. Para os profissionais da ‘sétima arte’, o MTF é uma incubadora ideal para enriquecer projectos cinematográficos de ferramentas técnicas.

De acordo com António Maxaieie, produtor cinematográfico e director do Festival Kugoma, a academia MTF é uma boa oportunidade para Moçambique (e para África) tornar-se realmente uma indústria, porque “nós temos produções em Moçambique, mas ainda não poderemos chamar de indústria cinematográfica no país”, coloca.

Para Maxaieie, só podemos começar a sonhar com uma indústria cinematográfica com mais jovens bem formados. “Tive o privilégio de trabalhar com dois profissionais que estiveram na academia MTF e vi a capacidade que eles têm depois dessa formação, portanto, é muito bom ter na academia a participação de jovens moçambicanos”, assegura.

Uma das grandes lacunas Maxaieie julga pertinentes ultrapassar é o (já) identificado problema do som nas produções nacionais. “Todas as nossas gravações têm um som péssimo, então acredito que os sonoplastas precisam de muita, mais muito formação e este programa pode ajudar muito nisso.”

Já Dulany Sedemo, estudante do curso MTF 2023, diz que se sente feliz ao ver que há mais dois jovens viajando para se desenvolver na área de cinema, porque “para mim significa que terei mais pessoas com capacidade para colaborar e juntos contarmos as nossas histórias autênticas daqui de África.”

“A Multichoice tem oferecido um vasto conhecimento sobre a indústria cinematográfica, e durante as aulas encontramo-nos em áreas que nos especializamos, por exemplo, eu especializei-me em cinematografia e na criação de roteiros e o meu outro colega especializou-se na área da direcção e iluminação.”, partilha Sedemo, sustentando que cada um se especializa naquilo que acredita ser uma fragilidade.

“Yurchade Machava, novo estudante de MTF 2024, detectou um problema, que de facto existe, o áudio. Se ele aperfeiçoar essa parte do áudio, que também tive a oportunidade de aperfeiçoar, será de mais-valia para a própria indústria. Imagino já um grande especialista em áudio, um grande roteirista, um grande director, um grande ‘production design’ a colocarem essas grandes mentes juntas sai algo brilhante de outro mundo”, conclui Sedemo.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart