O artista plástico moçambicano Sebastião Coana, em parceria com os artistas locais e italianos, inaugura esta quarta-feira (30) um mural denominado “O poder da música”, em Maputo.
Trata-se de uma actividade que teve início na semana passada, fruto do convite da Embaixada da Itália, da Fundação MUSIARTE – Conservatório de Música e Arte Dramática e do Conselho Municipal de Maputo, que dá vida a rua por detrás da primeira Esquadra da Polícia, entre o Msueu da Moeda e o Banco Standard Bank.
De acordo com a nota de imprensa enviada a Entre Aspas, este projecto inovador utiliza a arte como uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento humano e enfrentar desafios sociais. Através do treinamento da população de rua em técnicas de pintura civil e construção, contribuíndo para o melhoramento dos espaços públicos, ao mesmo tempo em que se fomenta o turismo local.
“A iniciativa inclui a criação de um mural vibrante com o tema “O Poder da Música”, revitalizando as ruas da cidade. Juntos, estamos embelezando o espaço urbano e promovendo cidadania e responsabilidade social por meio da arte.”
Este trabalho aconcetece em colaboração com o grupo italiano OrticaNoodles (ON), activa no cenário da arte urbana desde o início dos anos 1900, possuindo um portfólio de pinturas monumentais de arte pública de nível nacional e internacional, bem como uma animada actividade museológica e de galeria.
ON nasceu como um coletivo de arte stencil e aprimorou esta ferramenta intervindo tanto nas técnicas de produção das matrizes quanto na coloração, que varia ao longo do tempo do spray ao pincel. A relação entre a obra e o espaço público que a acolhe desempenha um papel fundamental na investigação da ON.
As obras rodoviárias, apesar da sua volatilidade, são estudadas ao mais ínfimo pormenor e levaram à criação de mais de 100 obras de arte urbana em Itália e em todo o mundo.