O slogan da Dana Tours, empresa que opera na indústria do turismo em Moçambique há mais de 20 anos não deixa dúvidas: “Nós conhecemos Moçambique”. É justamente por isso que Edna Suleimangy, supervisora, garante que a natureza é a maior atracção turística que Moçambique oferece.
Para Suleimangy, numa entrevista exclusiva a Entre Aspas, Moçambique continua a ser um país onde tudo é natural. “Não temos coisas artificiais”, remata, sem hesitações. “Quem vai a outros países não apanha o que vê em Moçambique, porque nós temos tudo natural”, reforça.
Aliás, de acordo com a operadora turística, Moçambique é rico em turismo de praia, combinando com a África do Sul, que apresenta um grande potencial em termos de safari e com a eSwatini, que exibe a sua rica e exuberante cultura.
Mas nem tudo é perfeito como a natureza. As vias de acesso, por exemplo, são a mancha negra do turismo moçambicano. “Para viajar a alguns lugares ainda temos dificuldades por causa das vias de acesso, mas começam a melhorar bastante”, ressalva, “em certos lugares já encontramos estradas melhoradas e alguns voos já começam a chegar a Moçambique”, aponta.
De acordo com Suleimangy, depois do descalabro da Covid-19 para o sector do turismo, as coisas estão a desenvolver, embora estejamos ainda no início. “Estão a reabrir muitos lugares, temos novos destinos graças a abertura de novos hotéis, e, além de preparar viagens para individuais já conseguimos trabalhar com grupos que vem de fora para fazer conferências, reuniões e para o turista que vêem a trabalho que aos fins-de-semana quer conhecer as praias”, conta.
Edna Suleimangy falava no âmbito de um evento turístico havido em Maputo, que anualmente antecede a Feira Internacional do Turismo de Moçambique – FIKANI, juntando principais intervenientes turísticos de eSwatini, África do Sul e, claro, de Moçambique.
Suleimangy é representante da Dana Tours, empresa moçambicana que opera na área de turismo durante mais de 20 anos, desenvolvendo uma valiosa experiência no terreno em Moçambique e construindo relações sólidas com fornecedores de turismo, mesmo nas zonas mais remotas.
Para além de uma estreita relação de trabalho com o INATUR, a Autoridade de Turismo de Moçambique, a Dana Tours é membro da Associação de Serviços de Turismo da África Austral (SATSA), da Confederação das Associações Empresariais de Moçambique e da Associação dos Agentes de Viagens e Operadores turísticos de Moçambique (AVITUM).
Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.