O músico moçambicano NBC Gás Butano está em digressão pela Itália, onde vai apresentar as suas composições tendo a ‘mbira’ como principal instrumento, assim como participar em rodas de conversa sobre a preservação dos ritmos tradicionais moçambicanos.
Até esta quarta-feira (19), o artista vai actuar nas cidades de Trani, Altamura, Polignano e Gravina e vai dialogar com estudantes das universidades de Bari e Lecce, localizadas nas províncias com os mesmos nomes.
Nesta digressão de seis dias, Gás Butano irá apresentar composições que tem a ‘mbira’ como principal instrumento, assim como participar em rodas de conversa sobre a preservação dos ritmos tradicionais moçambicanos.
Aliás, Butano é um artista multifacetado que presta especial atenção à preservação da música tradicional, com o objectivo de conservar e promover a cultura nacional.
A ‘mbira’ é, sem dúvida, o seu instrumento eleição, uma marca indelével da música tradicional em Moçambique e Zimbabwe, comummente associada a cerimónias espirituais, danças e celebrações e tem grande importância nas culturas de várias etnias africanas, como os Shona.
NBC Gás Butano é licenciado em Gestão Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) e dirige a Festa da Mbira, festival de música tradicional que tem como instrumento principal a ‘mbira’ e acontece anualmente em Maputo.
Lançou no ano passado o livro “Sarau Cultural Nyunga Nyunga, Preservando a Diversidade Cultural (Um diálogo com a Mbira)”, resultado da compilação de dados recolhidos no âmbito do seu trabalho de fim de curso.
Como músico, já actuou, representando Moçambique, na Alemanha, Itália, Espanha, Namíbia, China, entre outros países.