Nelson Saúte participa da Festa do Livro de KaMubukwana em Maputo

O Conselho Municipal de Maputo promove, esta quarta-feira (17), a Festa do Livro de KaMubukwana, no recinto da Escola Secundária de Malhazine, na cidade de Maputo.

Na sessão, os alunos, escritores, editores, agências bancárias estarão reunidos para debater em torno do tema ‘Práticas de leitura e educação financeira: potencialidades em contextos educativos’, e prestar tributo a vida e obra dos escritores Nelson Saúte e João Albasini, o homenageado e o patrono da 10.ª edição da Feira do Livro de Maputo, respectivamente.

Assim, de acordo com a coordenadora da Festa do Livro de KaMubukwana, Cristina Manguele, “Quem lê aumenta seu repertório de actuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam”, observou.

A visita do escritor homenageado da Feira do Livro de Maputo, edição 2024, acrescentará muito às discussões promovidas em sala de aula. Os alunos da Escola Secundária de Malhazine terão a oportunidade de trocar impressões, aprender sobre o processo criativo das personagens, o processo da escrita, o prazer da leitura e como este renomado autor moçambicano começou.

Para Amosse Mucavele, curador da iniciativa, “As escolas públicas são o espaço de formação, por excelência, da sociedade moçambicana. Para mim, é um dever do escritor participar de actividades como estas e ter contacto com alunos que, muitas vezes, não podem ir a feiras literárias, ou a outros espaços onde estes frequentam. Acredito que tudo isso ajuda a formar novos leitores, e jovens leitores certamente terão um futuro melhor após a palestra do Nelson Saute”, declarou.

No mesmo evento, estarão editoras, livreiros e parceiros que farão a exposição e venda de livros, promoção da leitura e divulgação de obras de escritores moçambicanos. Existirá uma zona de leitura, coordenada pela AMOLP. O Moza Banco, o BIM e o BCI associam-se a este evento de modo a incentivar a educação financeira, com oficinas e a palestra do escritor Nelson Saúte subordinada ao tema, Processo de criação de uma obra literária e a importância da leitura e da escrita.

A Festa do Livro, que tem sempre entrada livre, realiza-se nos Distritos Municipais, em Maputo, e é uma iniciativa que a edilidade lançou há três anos, em KaNyaka, visando promover a leitura e aproximar os livros à comunidade.

O tema central do evento, “Práticas de leitura e educação financeira: potencialidades em contextos educativos” tem como objectivo vincular a leitura e a escrita com a formação da cidadania, inserir os estudantes no mundo da informação financeira, para que possam, cada vez mais, dominar a capacidade de ler e interpretar, de ser crítico, formas essenciais para o desenvolvimento sustentável. As histórias, os poemas, o teatro, a música assim como o cinema, exercitam a empatia e lançam um olhar profundo e humano nas questões do dia-a-dia.

Para a organização, a expectativa é de que sete mil alunos das escolas públicas do Distrito Municipal KaMubukwana visitem a mostra, cujo propósito é despertar nos alunos o interesse pela leitura e pelas artes através de práticas lúdico-pedagógicas e criar oportunidades de promover a circulação do livro e da leitura entre alunos, professores, encarregados de educação, editoras, livrarias e o público no geral.

“As festas do livro nasceram a partir da necessidade de o Município levar o livro à escola, aproximar o aluno do escritor e criar espaços de incentivo à leitura. Com a Feira na escola, o aluno tem a oportunidade de ler uma diversidade de livros a sua escolha e abrir os seus horizontes. Isso, sem dúvida, desperta interesse pela leitura”, afirma Neima Madaugy, Chefe de Departamento de Bibliotecas Municipais.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart