NetKanema, uma plataforma de streaming criada com o objectivo de divulgar e promover conteúdos audiovisuais e cinematográficos moçambicanos, sendo o principal foco o cinema e, de seguida, programas de televisão, festivais de cinema e eventos culturais e recreativos em directo.
Criada a Junho de 2019, NetKanema conta com mais de 100 obras moçambicanas e com realizadores de renome como Lucílio Azevedo, Sol de Carvalho, João Ribeiro e emergentes como Gigliola Zacara, Bless Ngonhama, assim como a Mahocha filmes.
Esta plataforma surge num contexto em que Moçambique registava um número crescente de produção de filmes e documentários, cujo os mesmos careciam de uma promoção e divulgação. Com a sua criação, o NetKanema promoveu várias obras de muitos cineastas levando até ao mercado competitivo internacional.
O cineasta e Director Executivo do Netkanema, Ivandro Mahocha, afirmou que a plataforma veio suprir uma necessidade do mercado, associada a falta de acesso de forma massificada a filmes nacionais. Para além de promover e divulgar os trabalhos dos Cineastas, a NetKanema contribui para a redução da pirataria em Moçambique, bem como a redução de procura de filmes de forma física.
Mahocha caracteriza a base de dados da Netkanema de forma satisfatória, mas, reconhece a necessidade de promoção dessa plataforma para mais pessoas. Segundo ele, a plataforma não alcançou a metade de cerca dos quatro milhões de usuários da internet em Moçambique, porém, existem acções que estão sendo levadas a cabo de modo que o moçambicano conheça a existência de plataforma do povo.
“Na verdade, temos muitos desafios: primeiro é falta de interesse dos moçambicanos em apoiar os fazedores locais da sétima arte, porque regista-se uma maior procura de filmes, ou seja, obras de fora e não locais. Então, este tem sido o nosso maior desafio, que é incentivar os moçambicanos a apoiar e encorajar os cineastas locais, porque eles não fazem por dinheiro, mas sim por amor”, declarou Mahocha.
E para o ano em curso, a NetKanema pretende fazer exposições em vários espaços culturais como forma de promoção da plataforma, bem como a criação de concursos para incentivar os cineastas apostarem no conteúdo nacional.
Os realizadores como Bless Ngonhama e Gigliola Zacara, esta última vencedora do prémio filme mais assistido do mês de Dezembro, reconhecem os esforços e papel que a plataforma NetKanema desempenha na indústria cinematográfica moçambicana e convidam aos moçambicanos a abraçarem esta causa, bem como acompanhar os filmes nacionais através da NetKanema.
Para o acesso à plataforma NetKanema, é mediante a uma subscrição, a exemplo da Netflix, porém, nem todos os filmes existentes nessa plataforma são pagos.
Importa referir, que em Dezembro do ano passado (2023), a Netkanema promoveu um concurso do filme mais assistido do mês, onde a obra da Realizadora Gigliola Zancara, intitulada “Ecos”, que estreou em Agosto do mesmo ano, venceu o prémio do filme do mês.
Jamilo Arlindo
Jamilo Arlindo é jornalista cultural, com experiência cumulativa em áreas como locução de rádio, apresentador de TV, Spots publicitários, Copyrighting, Voz Off e Mestre de Cerimónia. É finalista do Curso de Gestão e Estudos Culturais, pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).