Moçambique acolhe este sábado (14), a partir das 8h00, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo, a segunda edição do Datawave. Trata-se da maior Conferência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no país.

De acordo com Odília Nhacundela, Vice-Presidente da Mozdedvz, uma das grandes novidades desta edicção são os laboratórios práticos, um segmento que não foi possível ano passado, tendo, o evento, se reservado para algumas sessões de debate.

“Mas este ano será diferente, teremos duas grandes salas – sendo uma de Análise de Dados e a outra de Engenharia de Dados. Conforme o interesse, o participante pode escolher uma das salas”, explicou Nhacundela, acrescentando que estas sessões vão ampliar a discussão do conteúdo teórico da conferência, sobretudo no que diz respeito a área dos transportes.

Nhacundela afirmou que o objectivo dos laboratótorios práticos é de trazer uma visão realista e talvez solucionista para os problemas reais de Moçambique. “No laboratório prático, os participantes terão a oportunidade de trabalhar com uma base de dados real e tentarão resolver problemas da realidade moçambicana”, partilhou, destacando que, para este ano, escolheu-se o sector de transporte, especialmente os públicos, onde, através de dados, com números, se tentará chegar a uma solução.

Um das temáticas que também estará em destaque na conferência é a inteligência artificial, porque, como justifica Nhacundela, está ancorada aos dados. Segundo a nossa fonte, está prevista uma sessão para debater sobre esta temática tão actual quanto pertinente.

“Teremos a oportunidade de ouvir um orador internacional, directamente da Universidade de Johannesburg, na África do Sul, que estará a falar sobre a inteligência artificial”, explanou.

A conferência é aberta a analistas de dados, estudantes e demais profissionais da área da estatística e matemática, para além de desenvolvedores que podem se inscrever através da internet, bastando, apenas, ir para o Google e procurar pelo nome do evento e aceder ao priemeiro resultado. A partir do menu, explica Nhacundela, o potencial participante, poderá escolher o pacote que lhe convier, entre Estudante, Normal e Combo Normal.

De recordar que a Mozdevz, organizadora do evento, é uma comunidade de desenvolvedores moçambicanos de software e aplicações, que usa os seus talentos para contribuir para o desenvolvimento social da comunidade na qual estamos inseridos.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart