Entre os dias 24 de Junho e 1 de Julho, em Maputo, realiza-se a oficina de Jornalismo Transversal. Trata-se de uma capacitação intensiva levada a cabo pela Entre Aspas Academy, braço de formação técnico-profissional do projecto Entre Aspas.
A Oficina de Jornalismo Transversal vai abordar quatro principais tópicos, nomeadamente, Introdução ao Jornalismo Transversal (Conceitos fundamentais e Estudo de Caso); Plataformas e Formatos (Multiplataforma e interactividade, Formatos narrativos e Ferramentas e tecnológicas); Interdisciplinaridade e colaboração (Integração de disciplinas, Fontes e recursos e Parcerias e redes) e Engajamento do público e Distribuição ( Engajamento do público e distribuição, Feedback e adaptação e Distribuição e promoção).
Esta oficina prática pretende, acima de tudo, criar um projecto de jornalismo transversal, onde cruza diversas plataformas e formatos para informar com criatividade e eficácia.
Uma oficina deste género é pertinente à medida que o jornalismo é cada vez mais plural, com novas tendências e estrutura, garantindo noticiabilidade em sectores transversais da sociedade, e, por isso, impondo novas abordagens e cenários.
É pensando nessa pluralidade que a Entre Aspas, através da sua Academia, pretende activar, nos interessados, mecanismos de produção e divulgação de outras categorias, muitas vezes ignoradas no labor jornalístico e, porque não, combinando diferentes formas de actuação.
A oficina é destinada a jornalistas, formados em jornalismo e aspirantes a jornalistas.
De realçar que Entre Aspas é uma plataforma multimédia moçambicana que se propõe a divulgar as potencialidades do país em quatro prismas: (i) Artes e Cultura; (ii) Tecnologia e Inovação, (iii) Turismo e Meio Ambiente e (iv) Lifestyle e Bem-estar através de uma revista mensal, jornal semanário e de um programa audiovisual projectado no seu canal de youtube.