Foi lançado recentemente a sexta edição do Prémio de Jornalismo para Nutrição e Segurança Alimentar. Jornalistas de todos os órgãos de Comunicação Social podem concorrer com artigos para a Imprensa escrita e digital, Rádio e Televisão desde que tenham sido publicados entre 1 de Setembro de 2024 e 30 de Agosto de 2025.
De acordo com regulamento do concurso, para além dos prémios individuais, será atribuído o prémio ao órgão de comunicação social que aborde, com frequência e excelência, temas sobre desnutrição crónica.
Avança o documento em posse da Entre Aspas que os trabalhos de áudio e de televisão deverão ter, no mínimo 15 minutos e no máximo 30 minutos. Os trabalhos individuais a premiar devem ser de autoria individual e/ou de colectivo de jornalistas apresentados na mesma forma como foram publicados nos meios de comunicação social em Moçambique, ou seja, salienta o regulamento, que para trabalhos publicados na imprensa escrita e digital, deve-se proceder à entrega de três cópias da publicação do referido artigo, sendo que uma deverá ser original; para a imprensa digital, dever-se-á também enviar o link onde o artigo foi publicado e para os trabalhos de rádio, devem ser entregues três cópias de áudio, em formato de Flash ou link. Para trabalhos de televisão, por seu turno, devem ser entregues três cópias no formato de Flash ou link.
Os trabalhos apresentados em línguas locais, advertem as regras, devem ter uma tradução em forma de dublagem, em língua portuguesa, para facilitar a sua compreensão, para além de que os trabalhos devem ser acompanhados de um breve Curriculum Vitae, com indicação de endereço electrónico, números de telefone e outros elementos de contacto do(s) autor(es) e carta de pedido de inscrição ao concurso indicando o título do trabalho concorrente.
Para o presente concurso (2024/2025), os prémios são em dinheiro: sendo, no total, 100.000.00 MT (cem mil meticais), para o melhor trabalho, de cada categoria (escrita, radiofónica e televisiva). Já o Órgão de Comunicação Social que melhor divulgar ou abordar a temática de desnutrição crónica, o prémio será no valor de 130.000,00 MT (cento e trinta mil meticais).
O júri anunciará os vencedores do Prémio de Jornalismo para Nutrição e Segurança Alimentar em cerimónia pública a ter lugar na semana do Dia Africano de Alimentação, 31 de Outubro de 2025, num local e data ainda por anunciar.
A organização não deixou de partilhar os critérios de avaliação, que vão obedecer uma escala de 1 a 5, com trabalhos sendo considerados para a avaliação final com nota média acima de 3.
Os termos de referência usados pelo júri envolvem a coerência, forma, conteúdo, relevância, lógica, veracidade, exactidão, imparcialidade e, se o trabalho tiver teor investigativo e promover a redução da desnutrição crónica, aumenta a consciência de decisores políticos e do público em geral sobre esta problemática e na melhoria da segurança alimentar na comunidade.
De salientar que esta iniciativa é da Plataforma da Sociedade Civil no âmbito da Iniciativa Expandindo a Nutrição (Scaling Up Nutrition-SUN) abreviadamente designada PSC-SUN Moçambique, em parceria com o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) e o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).