Cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, descobriram que filhos podem herdar caracteristicas de ex-parceiros sexuais de sua mãe. O fenómeno foi observado em moscas da espécie Telostyfinus angusticollis e descrito em artigo na revista cientifica ”Ecology Letters”.

O estudo desenvolvido por uma equipa geneticista e psicólogos sugere que a complexidade da herança genética não se limita apenas ao DNA dos pais biológicos. Embora a descoberta tenha sido realizada bem antes, na Grécia Antiga, porém, com o aparecimento de estudos cientificos sobre a genética foi esquecida.

Os pesquisadores indentificaram que durante o processo de concepção, o ambiente influenciado pela variedade de parceiros sexuais pode desempenhar um papel significativo na formação do perfil genético da criança. Isso ocorre através de um fenómeno conhecido como herança epigenética, onde factores ambientais e expeciências de vida dos pais podem modificar a expressão de genes acfetando caracteristicas que são passadas para próxima geração.

“Sabemos que as características presentes nas famílias não são apenas influenciadas pelos genes que são passados dos pais para seus filhos. Vários mecanismos de herança não-genéticos tornam possível que factores ambientais maternos ou paternos influenciem as características de uma criança”, informou a pesquisadora Angela Crean, uma das autoras do estudo.

Para confirmar isso, os cientistas manipularam o tamanho dos machos por meio de dietas diferentes, fazendo com que uns fossem maiores e outros menores. Depois colocaram as fêmeas para copularem com machos com diferentes características.

A primeira cópula aconteceu quando a fémea ainda não estavam com os óvulos prontos e, na segunda, em fase madura. Muitos dos “filhotes” nasceram com mais características do primeiro parceiro do que do segundo.

São exemplos de algumas figuras públicas como Drake, que já pediu dois exames de paternidade antes de assumir seu filho que por sinal não apresenta nenhum traço seu. De acordo com o website Globo, o artista afirmou que “Então eu fiquei em uma situação muito esquisita, não queria contar ao mundo que aquele era meu filho e ele não ser”. Drake ainda fez alusão à aparência do filho, que tem olhos azuis e cabelos loiros. “Se você ver meu filho, vai entender porquê”, riu.

Segundo estudos australianos, o esperma do homem poderia ‘impregnar’ os óvulos imaturos da mulher e penetrar no seu DNA. Sim, é surpreendente, não é verdade?

A verdade é que no momento só foram usados insectos para prová-lo, especificamente moscas. As moscas não se parecem muito às mulheres. De facto, elas põem ovos. Além disso, dispõem de um sistema de armazenamento de esperma que podem ir utilizando em mais de uma ocasião. Mas, a teoria tem causado muito alvoroço. Sobretudo para aqueles casais que olham com receio para aquela pinta tão estranha do seu filho.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender completamente os mecanismos por trás dessa herança, o estudo destaca a complexidade da genética e sugere que o legado de um indivíduo pode ir além dos seus genes. Essa nova perspectiva pode alterar a forma como vemos a dinámica familiar e a herança genética no futuro.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart