O Papa Francisco teve uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, onde está internado devido a uma pneumonia bilateral, e conseguiu descansar. É o que diz o novo boletim do Vaticano, divulgado na manhã desta terça-feira (25).
“O Papa Francisco descansou bem durante a noite”, disse a Santa Sé. “As condições clínicas do Santo Padre mostram uma leve melhora. Não se verificaram episódios de crise respiratória asmática (desde o último sábado (22); e alguns exames laboratoriais apresentaram melhora”, acrescentou a sala de imprensa.
O quadro clínico do papa, contudo, segue crítico, uma vez que, além da pneumonia, Francisco está com “insuficiência renal inicial leve e precoce”, actualmente sob controle. O pontífice também precisou receber transfusões de sangue depois que exames apontaram baixa contagem de plaquetas, necessárias para a coagulação, associadas à anemia.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de Fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.
Por enquanto, não há previsão de alta. A Santa Sé afirmou que a internação durará o “tempo necessário” para que Francisco volte para casa em segurança. Uma das preocupações dos médicos é que os germes das vias respiratórias entrem em sua corrente sanguínea, causando sepse – reacção generalizada do corpo a uma infecção.
Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em Julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. A segunda hospitalização foi em Março de 2023, por uma bronquite infecciosa, enquanto a terceira ocorreu em Junho, devido ao risco de obstrução intestinal.
Apesar do quadro de saúde delicado, a Santa Sé informou que Francisco permanece de bom humor e tem cumprido agendas no hospital. Na segunda-feira (24), o pontífice recebeu a Eucaristia, trabalhou durante a tarde, e, à noite, ligou para o pároco da paróquia da Sagrada Família em Gaza para expressar sua proximidade paternal.
Centenas de fiéis reuniram-se na Praça de São Pedro, no Vaticano, em uma vigília pela saúde do papa. A celebração, realizada na segunda-feira (24), foi conduzida pelo cardeal Pietro Parolin, considerado a segunda principal autoridade do Vaticano.