O Parque Nacional de Maputo (PNAM) acolheu recentemente a indução de novos estagiários do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM), um programa da Fundação da Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) com apoio da Embaixada da Suécia.

Nesta edição, foram aprovados 53 estagiários, que serão alocados em 26 instituições públicas e privadas em todo o país, por um período de seis meses.

Durante os três dias, os beneficiários do programa foram treinados sobre importância da conservação da biodiversidade, o impacto da contribuição das ameaças existentes nas áreas de conservação da flora e da fauna, sobre o papel da BIOFUND e Administração Nacional das Áreas de Conservação em Moçambique, experiências relacionadas as actividades desenvolvidas no PNAM e conhecer diversas experiências através de depoimento dos ex-estagiários sobre os desafios e dicas de sucesso do estágio pré-profiss3ional.

No decorrer desta actividade, os estudantes realizaram safari guiado a parte terrestre e marinha do PNAM e pernoitaram nesta áreas de conservação para poderem experimentar a vida numa área recôndita.

O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique visa contribuir para a transformação do sector da conservação em Moçambique, através do reforço de capacidades e habilidades no Sistema Nacional das Áreas de Conservação; atrair e motivar jovens talentos com formação diversificada, com enfoque particular em habilidades de liderança para conservação e sensibilizar a sociedade civil para a importância da conservação da biodiversidade, com enfoque nos jovens.

O programa teve início em 2019, por um período de cinco anos, com fundos do Banco Mundial/IDA no âmbito do projecto Mozbio2. Os primeiros resultados e impactos positivos do programa no aumento da capacidade e disponibilidade de profissionais para a conservação despoletaram a importância e necessidade de prolongar e expandir a sua acção, levando à entrada de novos financiadores e doadores para financiar o programa no seu todo, componentes específicas do programa e inserção de novas acções de apoio à formação de jovens no sector de conservação.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart