Em celebração ao Dia da Paz e Reconciliação, o Município de Maputo, em parceria com a Khuzula, realizou, no último sábado (4), uma acção simbólica de plantio de plantas no separador central da Avenida Marginal, nas imediações do viaduto Alcântara Santos.
A iniciativa, que contou com a presença de representantes das duas instituições, enquadra-se no âmbito da parceria entre o Município e a Khuzula, que tem como objectivo promover as artes, valorizar os espaços urbanos e criar circuitos de promoção turística na capital moçambicana.
A Khuzula esteve representada pelo Director Geral, Paulo Chibanga, e pela Directora Executiva, Júlia Novela. Pelo lado do Município de Maputo, marcaram presença Rodrigo Sala, Director do Serviço Municipal da Cultura, em representação da Vereação da Educação, Cultura e Desporto, e o Engenheiro Feniasse Lichaque, do sector de Jardinagem, representando a Vereação de Infraestruturas e Salubridade.
Durante a acção, os participantes destacaram o simbolismo do gesto no contexto do Dia da Paz e Reconciliação, sublinhando a importância de unir esforços em prol de uma cidade criativa mais verde, inclusiva e sustentável.
“Plantar é um acto de esperança. É um compromisso com o futuro e com as próximas gerações. Esta acção reflecte o espírito de paz e cooperação que queremos ver florescer em Maputo”, destacou Paulo Chibanga, Director Geral da Khuzula.
A parceria entre o Município de Maputo e a Khuzula tem vindo a desenvolver projectos que aliam arte, sustentabilidade e turismo, promovendo espaços criativos e culturais que fortalecem a identidade da cidade.
O Município de Maputo e a Khuzula apelam à participação de parceiros, instituições e cidadãos para que se juntem a esta causa, contribuindo para a preservação ambiental e o embelezamento da cidade. Com gestos simples, como o plantio de uma árvore, é possível construir uma cidade de Maputo mais viva, equilibrada e inspiradora.
Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.