Os poetas Denise Fazenda e Alex Barga e os instrumentistas Maraik, Mombira e BlackMan actuam esta quinta-feira (28), às 17h30, no Gil Vicente, em Maputo.
Trata-se da terceira edição do projecto Poesia Acústica intitulado ‘Uni-verso dedilhando’ que conta com a participação especial de Xixel Langa e Masta Bad.
É um projecto fundado pelo artista moçambicano Melo Munguambe em nome da empresa Rítmo Arte & Poesia, que já conta com duas edições realizadas no mesmo local. “Estes eventos, até então, são realizados na base de fundos pessoais do fundador, devido a falta de apoio financeiro, mas o projecto tem recebido apoio colaborativo de alguns artistas/empresas que tem ajudado com os seus serviços”, aponta Munguambe numa nota enviada a Entre Aspas.
O pretexto para a realização destes eventos é simples, afinal, “a poesia acalma e ao mesmo tempo nos instiga à sua interpretação”. Sem dúvida que “ler e ouvir poesia pode ser mais eficaz em tratamento do que os livros de auto-ajuda”, segundo um estudo da Universidade de Liverpool. “Isto acontece porque a leitura da poesia afecta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas lembranças autobiográficas”, refere o comunicado.
Para além de poesia e música, ‘Uni-verso dedilhando’ terá uma montra de livros que conta a curadoria de Huwana Rubi.