Ras Soto canta ‘samba reggae’ no Carnaval do Brasil

O músico moçambicano Ras Soto foi uma das atracções do Carnaval do Brasil 2024. O seu habitual reggae misturou-se com o samba, o ritmo preferencial em eventos do género, e surgiu um ‘novo ritmo’ para um evento que já é uma tradição no Brasil.

A participação de Soto à folia foi a convite Bloco Jah – bloco de samba reggae, do bairro Freguesia do Ó, na Zona norte da cidade de São Paulo – que se encantou com o talento do moçambicano e decidiu tê-lo, pela primeira vez, em um carnaval.

Tudo começou de um encontro improvável, em 2022, com Gustavo Xavier, responsável pelo Bloco Jah, em uma reunião na Secretaria de Cultura de São Paulo e os dois pensaram numa possível parceria, sem nada em concreto ainda.

Afinal, Gustavo Xavier estava a procura de um bom pretexto e… era o Carnaval. O líder do Bloco Jah ligou para Ras Soto, em julho passado, para materializar a ideia.

“Enviei as minhas músicas para uma adaptação ‘samba reggae’ e em novembro de 2023 comecei a ensaiar com eles e construímos juntos o show para o Carnaval 2024”, conta em exclusivo a Entre Aspas.

Foi uma participação e tanto: cinco apresentações, cinco dias. Entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro, o artista passeou a classe em locais como Largo da Mariz da Freguesia do Ó, Fábrica de Cultura da Cachoeirinha, Al Janiah e Casa de Cultura da Freguesia, em São Paulo.

Com uma média de 30 minutos a cada show, faixas como ‘Oh Lord’, ‘⁠Accept my love’, ‘⁠Time to be wise’, e ‘⁠Janela’ ganharam sonoridades de samba.

“A mistura entre o reggae e samba trouxe algo diferente na minha música, fez-me explorar um lado que eu ainda não tinha esperado, pois, com essa mistura, o andamento da música alterou-se um pouco e, consequentemente, mudei a forma em que eu canto as minhas músicas, mas, por isso, fiquei muito feliz com o resultado”, partilha.

Não só foi uma boa experiência para o artista de ‘país da marrabenta’, mas também para o colectivo que o convite. A prova é de que o artista foi intimado a repetir a proeza: ‘sambar’ novamente no Carnaval de 2025.

Ras Soto é um cantor e compositor moçambicano de dancehall, reggae e ragga muffin. Sua carreira é marcada, não somente pela actuação musical, mas também, pelo activismo em relação às causas sociais.

É, sem dúvidas, um artista versátil, canta e compõe em inglês, português e xiChangana, uma das línguas locais do sul de Moçambique. Transita com maestria entre as diversas vertentes da ‘reggae music’. Essa característica faz com que Ras Soto seja muito requisitado, por produtores musicais dos cinco continentes, para composições e gravações.

Em sua discografia, traz o álbum ‘Love is Solution’ (2014), as mixtapes ‘Dancehall Time’ (2019) e ‘Ras Soto World Wide’ (2020), a EP ‘Nah go let them’ (2021) com diversos singles. Todo o repertório do artista está disponível nas principais plataformas de streaming.

Em 2021 teve a sua música ‘Extra Ordinary’ licenciada pela empresa Zumba Fitness, passando a ser executada em mais de 180 países.

Actualmente, Ras Soto reside na cidade de São Paulo, Brasil, onde busca expandir seu trabalho musical.

Está em turnê com o show ‘Swing Africano’, cuja estreia aconteceu no Sesc Sorocaba em janeiro de 2022.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart