Refrigerantes ‘diet’ – Um ‘veneno’ para o cérebro?

Os refrigerantes 'diet' são uma opção popular entre aqueles que buscam reduzir o consumo de açúcares e calorias. No entanto, um neurocientista alerta que essas bebidas podem ter consequências desastrosas para a saúde.

Robert WB Love, especialista em neurociência, afirma que os refrigerantes 'diet' são um 'veneno' para o cérebro, e que seu consumo pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e Alzheimer.

A maioria dos refrigerantes 'diet' é adocicada com o adoçante aspartame, considerado “possivelmente cancerígeno” pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Robert WB Love destaca que o aspartame “não é bom para as bactérias intestinais e está associado a muitos efeitos secundários negativos, incluindo cancro em animai”.

Há estudos que já comprovam que o aspartame contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. O neurocientista explica que “qualquer factor que aumente o risco de diabetes eleva o risco da doença de Alzheimer, e o refrigerante ‘diet’ pode efectivamente fazer isso”.

Alzheimer - Uma doença preocupante

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro. É a forma mais comum de demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer (a forma mais comum de demência), podem ser prevenidas ou atrasadas.

A OMS estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. Com essas informações em mente, é fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos associados aos refrigerantes ‘diet’ e reconsidere a escolha dessas bebidas.

O consumo de refrigerantes ‘diet’ pode parecer uma opção saudável, mas o neurocientista Robert WB Love alerta que essas bebidas podem trazer consequências desastrosas para a saúde. Ao invés de recorrer a essas bebidas, é recomendável buscar alternativas naturais e saudáveis de hidratação, como água infusão de frutas ou chá.

author-img_1

Amina Soares

Amina José Soares António é estudante do Ensino Superior na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde cursa Marketing e Relações Públicas. Desempenha o papel de jornalista na Revista Entre Aspas, dedicando-se a matérias relacionadas com Lifestyle e Bem-Estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart