Nos últimos anos, o conceito de moda tem ganhado força em Moçambique, e, dentro desse movimento, as sacolas personalizadas destacam-se como uma tendência crescente para a camada jovem. No universo da moda, as sacolas personalizadas são vistas como um aceessório indispensável e que promete ser tendência neste verão.
Com designers únicos, a personalização das sacolas permite que elas se tornem uma extenção da identidade pessoal, mas também da marca de algumas empresas.
Esses acessórios são feitos de material de algodão, lona ou TNT (tecido não tecido), o que as tornas mais sustentáveis e reutilizáveis, e são baratas de confeccionar. O processo de fabricação vai desde a escolha do material, corte do tecido, costura até a personalização. Essas sacolas podem carregar/levar vários materias, desde livros pesados e outros artigos.
Para o consultor de moda mocambiçano King Levi, as sacolas personalizadas são acessórios que conquistaram o seu lugar na moda mocambiçana e vieram para ficar. O director criativo da Fancy África acredita que as sacolas personalizadas serão uma tendência no verão 2024 em Moçambique.
O acessório tem sido muito usada pelos jovens, com especial destaque aos estudantes, que acreditam ser uma peça única. “Acho as sacolas personalizadas mais interessantes e bonitas, e os detalhes deixam a sacola mais a minha cara, no caso de apresentar uma imagem que me identifica”, afirma Ancha Chissano, estudante universitária.
Quanto a estética das sacolas, King Levi explica que elas variam, e podem ser usadas por todas faixas etárias, desde crianças a adultos. As sacolas também apresentam uma resistência do material, o que confere uma durabilidade ao acessório.
São extremamente versáteis e adaptam-se a diversas situações e estilos. Podem servir para o uso diário, podendo ser utilizadas para ir ao mercado, à escola, trabalho ou para passeios. A variedade de tamanhos e designs permite que cada pessoa escolha a sacola que melhor se adapta às suas necessidades.
As sacolas de tecido personalizadas combinam funcionalidade, estilo e sustentabilidade, tornando-se uma escolha popular para diversas ocasiões e necessidades. Sua versatilidade as torna indispensáveis no dia-a-dia, aliando beleza e estilo único
Raquieta Raso
Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de camera e editora de videos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.