Sara Jona Laisse lança ‘Moçambiquero-te’, segundo livro de ensaios sobre literatura e cultura

A académica moçambicana Sara Jona Laisse lança ‘Moçambiquero-te: Literaturas, culturas e outros textos’. O segundo livro de ensaios sobre literatura e cultura será apresentado esta quinta-feira (22), às 17h30, no edifício-sede do BCI, em Maputo.

A apresentação do livro estará a cargo do professor Aurélio Ginja (A Politécnica). Além disso, o sarau de apresentação contará com a participação especial da actriz e declamadora Lucrécia Paco (Mutumbela Gogo), bem como do compositor e letrista D’Manyissa.

Em ‘Moçambiquero-te’, Sara Jona Laisse estuda textos literários de diversos autores moçambicanos, tanto da geração mais velha quanto de novos literatos. Entre os livros analisados constam criações de escritores como Calane da Silva, Adelino Timóteo, Eduardo White, Almiro Lobo, Álvaro Fausto Taruma, Énia Lipanga e Alexandre Dunduro.

Este é o segundo livro desta temática, seguindo ‘Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos’, de 2013, e o terceiro (de estudos de cultura) com a estampa da Gala-Gala, depois de ‘Moçambique, margem sul: Arte, interculturalidade e outros textos’, de 2022.

Laisse explica que o livro contém textos anteriormente publicados em revistas, assim como capítulos de livros e comunicações. Para a autora, a obra é um convite de regresso, revelando assim o seu desejo de pensar Moçambique, de modo que empresta a expressão ‘Moçambiquero-te’ do poeta Gulamo Khan, do livro “Moçambicanto”: “porque eu quero Moçambique”, disse.

Sara Jona Laisse é ensaísta no campo da literatura e da cultura moçambicana. Doutorada em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2015), é docente na Universidade Católica de Moçambique. É investigadora associada ao Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (2014); ao Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2019) e ao Grupo de Pesquisa MOZA (Moçambique e Africanidades), da Universidade Federal da Paraíba (2020).

Dinamiza, desde 2016, um evento académico denominado “Tertúlias Itinerantes”, que debate a interculturalidade no espaço da língua portuguesa, em coordenação conjunta com Eduardo Lichuge, Lurdes Macedo e Mário Secca. Manteve, durante 20 anos o programa “Tertúlias de Sábado”. Foi editora do programa radiofónico “Lavradores da palavra” e dos programas televisivos “A Letra” e “Letra Viva”. Colaboradora no jornal digital 7 Margens. Faz parte do conselho editorial de revistas científicas moçambicanas e internacionais.

A sua obra literária foca especialmente a preocupação em relação às culturas moçambicanas e à raridade de discussão sobre elas. É autora, de entre vários títulos, dos livros “Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos” (2013), “Entre Margens: diálogo intercultural e outros textos” (2020); “Letras e palavras: convivência entre culturas na literatura moçambicana” (2020), e “Moçambique, margem sul: arte, interculturalidade e outros textos” (2022).

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart