Sebastião Coana expõe “Harmony in Hues” na França

​Está patente na cidade de Paris, a exposição de arte “Harmony in Hues – a alma vibrante de Moçambique”, do artista plástico Sebastião Coana. A mostra que ocorre até dia 12, na Embaixada de Moçambique, em Paris, apresenta aspectos ligados aos nossos modos culturais e de exaltação social.

Harmony in Hues ou harmonia em tons é uma reunião de 20 peças que conta com a curadoria de Nasiphi Gwagwa. Cada peça conta uma história – uma história que reflecte a visão e a perspectiva de vida do artista.

A exposição, concebida em quatro secções, guia os visitantes numa viagem por um espectro de temas que vão desde a natureza, o ser humano, a sociedade, até ao poder interior e à essência das mulheres, que estão no centro da visão artística de Coana. Esta exposição é uma celebração da arte contemporânea de Moçambique, um testemunho do génio criativo do artista e um lembrete do poder da arte para transcender fronteiras e reunir as pessoas numa celebração harmoniosa das inúmeras cores da vida.

Segundo Coana, esta exposição é fruto da celebração da paz e reconciliação nacional, através da arte. “As 20 obras trazem uma alegria através das cores muito vivas. As cores na arte são uma terapia. Temos aqui obras que celebram a paz, a harmonia de um com o outro povo e todas as obras de arte estão interligadas de forma temáticas”, explica o artista.

Paris, como refere o autor, é porta de entrada para o mercado Europeu. “Durante a exposição, pint​ei,​ ao vivo, um mural artístico com o tema de paz sobre Moçambique e sobre a cultura, as imagens abstractas, com representação do primeiro Presidente de Moçambique e a Torre Eiffel, são uma ligação da cultura dos dois países, mas, ao fundo, a pintura tem representação dos instrumentos tradicionais de Moçambique e no centro o pombo que simboliza a paz.”

A arte exposta em Paris do Coana convida-nos a embarcar numa viagem visual pelo mundo, cujas telas ganham vida com uma sinfonia de cores e um profundo sentido de harmonia.

Feito o convite à Associação dos moçambicanos em França, a comunidade visitou na manhã de sábado a exposição, no qual ficaram impressionados com as cores quentes do Coana e embarcaram numa viagem visual pelo mundo cativante do artista, cujas telas ganham vida com uma sinfonia de cores e um profundo sentido de harmonia.

Um percurso de cores e vida

Em 2023, Coana projectou obras de arte que vão desde as pinturas de murais, pintou obras para leilões de caridade. Através da sua arte, inspirou colaboradores, realizando workshops. Tem projectado uma simbiose entre a literatura e as artes plásticas.

Esta é mais uma individual internacional organizada e produzida pela Embaixada de Moçambique em Paris, onde Coana expôs parte do seu espólio, uma apresentação épica dos seus 15 anos de pintura. Mostra algumas de suas peças mais icônicas de pintura e performance de arte ao vivo o realce do contributo do primeiro presidente de Moçambique à cultura. Cada peça conta uma história que reflecte a visão e a perspectiva de vida do artista. Um dos aspectos mais marcantes desta colecção é o uso de cores em que ele emprega tons ousados para criar imagens vívidas que capturam a essência de seus temas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart