SelmAI, assistente virtual projectada para trazer ao público as últimas notícias do mundo, em português e com um toque especial para a comunidade lusófona. (CPLP). Uma ferramenta virtual inovadora criada com o poder da inteligência Artificial.

A SelmAI, é mais do que uma simples assistente virtual, pois ajuda na automatização e divulgação de notícias verificadas, permitindo que Selma compartilhe informações de forma rápida e eficiente.

Essa ferramenta de busca, SelmAI, foi desenvolvida pela jornalista moçambicana Selma Inocência, que tem mais de 10 anos de experiência, e já foi redactora, repórter, apresentadora e directora de informação, tendo exercido o ofício em emissora pública quanto em privadas.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico ao mundo virtual, com o advento do IA (Inteligência Artificial) um campo da ciência da computação que permite que máquinas e programas imitam comportamentos humanos, com a possibilidade de executarem tarefas complexas e tomarem decisões de forma autónoma. A SelmAI, busca não apenas informar, mas também conectar o seu público de maneira mais eficaz.

A assistente SelmAI foi apresentada ao público em uma iniciativa inclusiva através das redes sociais, onde a jornalista destacou o seu interesse de expandir a abrangência da SelmAI. Que, para além de fornecer notícias em português brasileiro, estão em vista planos para incluir variantes do idioma que refletecm as cultura de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Uma abordagem que visa fortalecer os lanços entre os países de língua portuguesa, promovendo uma troca cultural rica e diversificada.

Para a criação da SelmAI, a jornalista explicou que, devido a carga de trabalho crescente, muitas vezes havia a incapacidade de produzir conteúdo com a rapidez desejada. Referiu que “com muitas tarefas, não consigo produzir conteúdos com rapidez e nem sempre estou apta a gravar vídeos ou áudios. A única solução foi criar a SelmAI e dar instruções via texto”.

Antes do lançamento da SelmAI, Selma Inocência envolveu-se numa actividade de interacção com o seu público das redes socias questionando-os “quem aqui já usou ChatGPT? Responda SIM ou NÃO e comente, se puder”. Esta interacção com mais de 300 pessoas participando na discussão no Facebook, demonstrou o interesse crescente pela tecnologia.

O ChatGPT, uma criação da OpenAI, um exemplo de como a Inteligência Artificial pode interagir com humanos, oferecendo respostas em linguagem natural a partir de comandos escritos. Desta feita, a SelmAI é uma inspiração desse modelo, porém com especificidade em fornecer notícias e conteúdos que ajudem os internautas a empreender na internet.

A assistente virtual SelmAI, criada pela jornalista moçambicana Selma Inocência não só abraça a inovação, mas também convida o público a explorar as potencialidades da Inteligência Artificial. A SelmAI promete ser uma fonte confiável de informações úteis e verificadas, garantido que todos tenham acesso a conteúdos relevantes e de qualidade.

author-img_1

Fátima Chaúque

Fátima Belina Chaúque tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolve conteúdos voltados à Tecnologia & Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart