O realizador e jornalista Miguel Bretiano exibe, segunda-feira (6), às 18h00, o filme ‘No Semáforo’. A mostra inserida nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa terá lugar no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.
A exibição deste documentário de 20 minutos será acompanhada por uma conversa, aberta ao público, com o realizador Miguel Bretiano, a professora Catarina Sive e o aluno Nelson Ubisse, protagonistas do filme dedicado ao ensino da leitura em língua portuguesa.
“Todos temos um sonho... O sonho do Nelson é aprender a ler. Trabalha junto de um semáforo em Maputo para vender produtos de automóvel a quem pára. Todas as semanas uma professora junta-se a ele e a todos os outros como ele, para os ensinar. É na esperança de aprender que o Nelson não falha uma aula. É com esperança de dias melhores que o Nelson vive”, descreve-se a sinopse.
Miguel Bretiano, 51 anos, nascido em Moçambique. Trabalha na TVI desde 1993 e, mais recentemente, também na CNN Portugal, como repórter de imagem/jornalista. Já correu os cinco continentes em trabalho, na cobertura de notícias e acontecimentos. O documentário é a sua paixão, sendo este “No Semáforo” o seu terceiro projecto na área. Moçambique sempre esteve no seu coração, e este projecto é o primeiro de outros que espera vir a concretizar no país.
Importa realçar que o Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado a 5 de Maio, na sequência da proposta dos países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. Esta ractificação veio juntar-se à celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que tinha lugar, há mais de uma década, a 5 de Maio.
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.
Afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/escolas de diversas regiões e culturas é um dos objectivos da comemoração deste ano, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares. No dia da celebração, podem ser realizadas, entre outras, sessões por videoconferência com outras escolas; preparação/divulgação de materiais a enviar/recebidos; exposições; encontros com escritores lusófonos, conferências; palestras…