A partir de 2025, a plataforma informática do Sistema de Administração Financeira do Estado, conhecida por e-SISTAFE, dará um passo importante ao ser integrada como uma ferramenta de auditoria interna.
O objectivo é fortalecer a transparência e o controle dos gastos públicos, proporcionando maior eficiência nos processos financeiros do sector público.
O novo módulo, que será inicialmente testado em fase piloto no início de 2025, promete expandir-se gradualmente, alcançando órgãos, instituições e entidades descentralizadas do Estado, consolidando a normalização dos procedimentos financeiros.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), Manuel António dos Santos, os primeiros testes desta ferramenta serão realizados numa fase-piloto, prevista para o início do próximo ano.
A expectativa é que o módulo seja progressivamente expandido, consolidando a normalização dos procedimentos financeiros no sector público.
Para além das novas actualizações, o e-SISTAFE já apoia importantes processos de gestão financeira, como a contratação pública electrónica. A nova funcionaidade de auditoria integra os procedimentos de planificação, orçamento e execução financeira, garantido maior eficiência e fiabilidade nos pagamentos, o que seguirá por meio do Módelo de Gestão do Património do Estado (MPE).
Desde 2004, ano de implementação do e-SISTAFE, são visíveis os ganhos que o sistema trouxe ao país, principalmente no que diz respeito à modernização da administração pública.
“O sistema trouxe avanços significativos, como a descentralização da gestão financeira, a expansão da utilização da Conta Única do Tesouro (CUT) para evitar desperdícios e a introdução do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), que ampliou a base de contribuintes”, afirma Manuel dos Santos.
Com estes avanços, o Governo pretende dar um passo na promoção da transparêancia e no combate à irregularidades na gestão dos recursos públicos.
Raquieta Raso
Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de câmara e editora de vídeos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.