Após quase 11 meses da sua divulgação, em Fevereiro do presente ano, ainda na fase de teste disponibilizada para um grupo restrito de usuários como artistas visuais, designers. A empresa responsável pelo ChatGPT, OpenAI disponibilizou oficialmente a Sora, uma inovadora solução para a criação de vídeos a partir de texto. Uma versão aprimorada que traz consigo a chamada “Sora Turbo” que promete uma geração de vídeos mais rápida e eficiente.

De acordo com a empresa OpenAI, o Sora é um passo significativo rumo a uma inteligência artificial que pode compreender e simular a realidade, abrindo portas para interacções mais profundas com o mundo físico. Os usuários agora têm a capacidade de criar vídeos em resolução de até 1080p, com duração de até 20 segundos, e podem escolher entre formatos widescreen, vertical ou quadrado.

Uma das características notáveis do Sora é a ferramenta de storyboard, que permite aos usuários especificar detalhadamente as entradas para cada fotograma. Essa funcionalidade visa tornar o processo de criação mais intuitivo e acessível. Além disso, a plataforma inclui uma secção onde os usuários podem explorar Destaques e Criações Recente de outros criadores, proporcionando inspiração e aprendizado contínuo.

Os vídeos gerados podem ser salvos em uma aba dedicada, permitindo que os usuários organizem suas criações em pastas e revisitem facilmente os prompts (um texto em linguagem natural que solicita que a IA generativa execute uma tarefa específica) de texto utilizados. A plataforma também possibilita a edição de vídeos previamente criados, além de aceitar uploads de imagens como ponto de partida para novas produções.

O Sora é lançado de forma independente em Sora.com e está disponível sem custos adicionais para assinantes do ChatGPT Plus e Pro. Os usuários podem gerar até 50 vídeos com resolução de 480p, ou um número menor de vídeos em 720p, mensalmente. Para aqueles que buscam maior capacidade, a OpenAI oferece um plano Pro, que proporciona mais usos, resoluções superiores e vídeos de maior duração.

Apesar do avanço na criação de vídeos por meio da Inteligência Artificial, o Sora pode apresentar algumas limitações aos usuários no processamento de execuções, como a geração de física irrealista e dificuldades em executar ações complexas ou prolongadas.

Assm, a criação de conteúdo audiovisual ganha uma nova dinâmica com a feramenta da OpenAI, facilitando a expressão criativa de todos.

author-img_1

Fátima Chaúque

Fátima Belina Chaúque tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolve conteúdos voltados à Tecnologia & Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart