Nesta segunda-feira (30), às 10h00, a “Entre Aspas Talks” realizará o seu primeiro evento, enquanto plataforma que conflui ideias e reflexões sobre o jornalismo transversal. Subordinada ao tema “Jornalismo e Direitos Humanos: o papel dos jornalistas na denúncia de violações dos Direitos Humanos em Moçambique”, a palestra terá lugar Escola Superior de Jornalismo, em Maputo.
Trata-se de um evento que contará com a participação de dois renomados oradores, o antropólogo e jornalista-activista dos direitos humanos Josué Bila e o jornalista investigativo Luís Nhachote, ambos reconhecidos pelas suas ricas contribuições no jornalismo e nos direitos humanos a nível nacional e internacional.
De acordo com o director editorial do projecto Entre Aspas, Elcídio Bila, o evento pretende criar um espaço de diálogo aberto entre os palestrantes e o público, especialmente os estudantes de jornalismo e de outras áreas da comunicação social.
A iniciativa surge em um momento oportuno, reunindo especialistas que, além da experiência prática, possuem um conhecimento profundo sobre os desafios e as oportunidades que o jornalismo enfrenta ao lidar com temas sensíveis como direitos humanos.
Este “Entre Aspas Talks” tem como objectivo discutir aspectos essenciais na defesa dos Direitos Humanos e no exercício jornalístico diário. Mas também, pretende abordar pontos como liberdade de expressão, acesso à informação, segurança dos jornalistas em diferentes ambientes de crise para a cobertura de notícia, tal como afirma Elcídio Bila, director editorial do projecto Entre Aspas.
Com esta iniciativa, a “Entre Aspas Talks” visa oferecer aos participantes, sobretudo estudantes de jornalismo, uma oportunidade de reflectir sobre a importância do jornalismo na denúncia de abusos, assim como a sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“Entre Aspas Talks” pretende, no entanto, ampliar o exercício do projecto Entre Aspas ao permitir que estudantes de jornalismo e outros profissionais possam encontrar um espaço de reflexão sobre diversos assuntos.
Actualmente, o projecto concentra-se nas universidades porque é o local onde os estudantes têm dificuldades em aprimorar questões transversais e “pretendemos tornar os estudantes cada vez mais críticos e com um olhar diferente sobre esses assuntos”, avança Bila.
O evento é, portanto, uma oportunidade única para os estudantes conectarem-se com profissionais experientes e inspirarem-se para futuras actuações na área de comunicação.
Ao promover este tipo de diálogo, a Entre Aspas reafirma o seu compromisso com a educação e a formação de profissionais conscientes da sua responsabilidade social.
Raquieta Raso
Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de camera e editora de videos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.