Há 27 anos que um artista de língua não espanhola não liderava as vendas em Espanha. Contudo, o ‘feitiço’ foi quebrado nada mais, nada menos do que pela norte-americana Taylor Swift: o seu 11.º álbum, ‘The Tortured Poets Department’, foi o disco mais vendido naquele país europeu em 2024.

Apesar da dimensão do fenómeno associado a Taylor Swift, o que é facto é que é comum que artistas que actuem em espanhol ocupem as primeiras posições nas tabelas musicais de Espanha. Aliás, a norte-americana foi a única a conseguir fazê-lo neste século.

Isto porque, de acordo com o El Mundo, a última vez que um grupo anglo-saxónico atingiu o marco foi há 27 anos, em 1997. Na altura, ‘Spice’, das Spice Girls, obteve o ‘ouro’, recorde que se manteve até ser destronado pela artista da Pensilvânia.

Entre streaming e vendas físicas, ‘The Tortured Poets Department’ foi o álbum e o vinil mais vendido em Espanha, segundo dados da associação que representa a indústria musical espanhola, Productores de Música de España (Promusicae). Mas há mais: ‘1989’, ‘Midnights’, ‘Speak Now’ e ‘Red’ também estão no Top 100 de vendas de 2024.

O impacto de Taylor Swift é ainda mais notório se tivermos em conta que, atrás de ‘The Tortured Poets Department’, outro álbum numa língua que não o espanhol surge apenas em 11.º lugar (‘Hit Me Hard and Soft’, de Billie Eilish).

Além disso, nos últimos 10 anos, só dois artistas de língua não espanhola conseguiram posicionar-se entre os três álbuns mais vendidos, nomeadamente Dua Lipa, com ‘Future Nostalgia’, em 2021, e Adele, com ‘25’, em 2016.

Saliente-se que Taylor Swift foi a artista mais ouvida em 2024 em Portugal (e no mundo), segundo dados divulgados pelo serviço de streaming Spotify, no final do ano passado.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart