Threads ultrapassou 100 milhões de utilizadores em menos de uma semana

A nova rede social da Meta, a Threads, já ultrapassou o patamar dos 100 milhões de utilizadores, diz o site The Verge. Um feito impressionante tendo em conta que a plataforma foi lançada na quinta-feira passada, dia 6.

O sucesso da Threads parece estar a ir um pouco mais além da simples curiosidade uma vez que, na sexta-feira, foi reportado que os utilizadores da plataforma já haviam partilhado mais de 95 milhões de publicações e trocado mais de 190 milhões de ‘likes’.

Para ter um ponto de comparação, serve recordar que a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI - o ChatGPT - demorou cerca de dois meses a atingir os 100 milhões de utilizadores. Algo que a Threads conseguiu numa questão de dias. É bom também sublinhar que a Threads ainda não se encontra presente em territórios da União Europeia, devido a legislação de protecção de dados.

Acredita-se que este sucesso da Threads está a ser parcialmente resultante da animosidade dos internautas em relação ao Twitter de Elon Musk que, nas últimas semanas, tem tomado decisões polémicas que têm afectado a utilização daquela rede social.

Com bons números, especialistas em redes sociais veem o Threads como um rival formidável para o Twitter. Desenvolvido com base em sua rede de usuários do Instagram, a manobra estratégica tem de fato ajudado o aplicativo a ganhar tração rapidamente.

Apesar do sucesso, no entanto, a plataforma não possui recursos básicos que muitos consideram essenciais. Por exemplo, ainda não há suporte para hashtags e o feed ainda é bem confuso, já que prioriza marcas, influenciadores e celebridades — segundo a Meta, isso já está sendo alterado.

Embora seja óbvio que a big tech irá adequar o app ao gosto dos usuários, deixando-o cada vez mais próximo do Twitter, muitos declaram ser fiéis à rede do passarinho. Isso porque o que para a Meta pode ser uma estratégia positiva, para usuários não parece tão interessante (e confortável): sim, estamos falando de migrar contactos do Instagram para uma rede com a essência do Twitter, a qual muitos usam de forma bem pessoal e restrita a um público diferente.

De acordo com uma enquete realizada pelo Olhar Digital, por esse e outros motivos o produto da Meta ainda não tem potencial para ser o oficial exterminador do Twitter, mas claro que mercadologicamente falando abala as estruturas já frágeis da rede de Musk.

E não demorou muito para que o Twitter se incomodasse com o crescimento recorde do Threads. Na sexta-feira (7), Musk confirmou que a empresa pode processar a Meta por roubo de segredo comercial. Analistas em direito avaliam que a companhia não tem o suficiente para o tipo de embate jurídico.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart