O começo da semana ficou marcado pela ascensão da DeepSeek – uma startup chinesa criada em 2024 por Liang Wenfeng e que lançou, neste mês de Janeiro, um novo modelo de linguagem ‘open source’ chamado de R1.

Como conta o Axios, a DeepSeek afirma que o R1 consegue estar ao nível do CharGPT da OpenAI e, tendo em conta as primeiras impressões que têm sido partilhadas por especialistas, o panorama da Inteligência Artificial como a conhecemos parece ter-se alterado de forma indelével.

Mais do que as capacidades da R1, o que torna este modelo de IA da DeepSeek tão impressionante é a forma como, alegadamente, foi desenvolvido. De acordo com relatos de engenheiros da DeepSeek ao The New York Times, este R1 foi desenvolvido com apenas 2 mil ‘chips’ da Nvidia, muito menos do que os 10 mil reportados pela OpenAI em 2023.

Mais por menos?

No que diz respeito ao investimento total, a DeepSeek afirma que lhe custou apenas 6 milhões de dólares para treinar o modelo V3 lançado em Dezembro. Comparado com os 65 mil milhões que a Meta disse que iria investir em IA, fica claro que se trata de uma opção muito mais barata.

“O facto de, supostamente, esta tecnologia consumir menos energia e ser mais económica do que os modelos dos EUA deixa os investidores tecnológicos norte-americanos muito preocupados”, afirma à Bloomberg o ‘chief global strategist da Freedom Capital Markets’, Jay Woods.

O dia em que Wall Street ‘tremeu’

Sem surpresa, esta entrada em cena da DeepSeek teve impacto em Wall Street e, entre as mais prejudicadas, temos a Nvidia. Na segunda-feira, dia 27, a empresa liderada por Jensen Huang teve uma desvalorização de 17% - o equivalente a uma perda de capitalização no valor de 589 mil milhões de dólares.

No total, diz o The Wall Street Journal que esta ‘ascensão’ da DeepSeek contribuiu para ‘cortar’ um bilião de dólares no valor em bolsa das tecnológicas norte-americanas.

Um sucesso imediato

A verdade é que a DeepSeek já parece ter convencido os utilizadores de ferramentas de Inteligência Artificial. Além de uma versão ‘web’ gratuita, o R1 da DeepSeek também tem uma aplicação gratuita e alcançou o primeiro lugar das tabelas de apps com maior número de ‘downloads’ na App Store da Apple tanto nos EUA como na China.

No entanto, parece que a DeepSeek também está a lidar com ‘dores de crescimento’. Após os elevados níveis de procura, os responsáveis pela empresa publicaram no site oficial que a plataforma foi alvo de “ataques maliciosos em grande escala” e, desta forma, foram obrigados a “limitar temporariamente os novos registos”.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart