O Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), participou, entre os dias 23 e 25 de Outubro, na primeira fase do projecto TRILAND 2024 – 2025, no reino de eSwatini, com uma delegação composta por 16 representantes, entre operadores turísticos e profissionais da comunicação.

Trata-se de uma iniciativa de promoção turística conjunta, entre Moçambique, África do Sul e eSwatini, numa colaboração que visa promover o turismo e o desenvolvimento sustentável da indústria turística, destacando a diversidade cultural, os produtos e os serviços turísticos de cada país e consolidar a imagem da África Austral como um destino turístico diversificado e competitivo no cenário internacional.

Para a presente edição do TRILAND, o plano de execução contempla três excursões. eSwatini foi o primeiro país escaldo, onde recebeu as delegações de Moçambique e da província sul-africana de Mpumalanga, que exploraram os principais pontos turísticos daquele país, incluindo atracções culturais e naturais. A excursão visitou lugares de destaque, como o Summerfield Botanical Gardens, Mantenga Cultural Village, Swazi Candles, visita à cidade de Mbabane e à estátua do Rei Gwamile, para além da visita ao Museu Old Stone Church, em Manzini, ou Hlane Royal Nacional Par e a realização do intercâmbio de negócios entre os três países.

O Director-Geral do INATUR, Richard Baulene, que encabeçou a delegação de Moçambique, afirma que o TRILAND tem sido uma plataforma que permite fortalecer o relacionamento amigável e profissional entre os três países participantes e estimula os participantes a compartilhar experiências.

“Queremos que, a partir destas acções, o número de turistas em Moçambique venha a crescer e que haja apetência pelo destino que cobre as três regiões”.

A Ministra de Turismo e Ambiente de Eswatini, Jane Mkhonta, assegura que o Reino de eSwatini está preparado e comprometido para cooperar com Moçambique e a África do Sul, no fortalecimento dos sectores do turismo e da cultura.

“Vamos, em conjunto, garantir que este projecto seja activo. O que nos satisfaz é que o TRILAND já saiu do papel e o nosso compromisso é que se materialize em acções e actividades tangíveis, visíveis e sustentáveis”, acrescenta.

A segunda fase da TRILAND irá realizar-se em Moçambique, de 2 a 4 de Dezembro de 2024, e a província de Maputo será anfitriã, que incluirão visitas ao destino turístico de Macaneta e à cidade da Matola, onde serão realizados encontros com operadores turísticos locais. E a terceira fase será na África do Sul, concretamente na Província de Mpumalanga, em Fevereiro de 2025, onde será possível avaliar o potencial turístico daquela região.

author-img_1

Cacilda Zunguze

Chamo-me Cacilda Zunguze, tenho 23 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso do 4.º ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área da escrita e edição de vídeos e textos. No projecto Entre Aspas dedicou-me a editoria de Turismo & Meio Ambiente.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart