O coreógrafo moçambicano Ídio Chichava, recentemente distinguido com o prestigiado Salavisa European Dance Award 2024, apresenta, esta sexta-feira (22), às 18h30, a performance “Vagabundus”.
No Centro Cultural Franco-Moçambicano, 13 intérpretes dançam e cantam, sem interrupção canções e antigas e actuais de Moçambique, entrelaçadas com motivos gospel e barrocos.
Numa entrega intensa, expõem as suas almas e mostram que, quando estamos juntos, conseguimos ir além do nosso próprio potencial. O espectáculo dispensa cenários, trajes elaborados ou efeitos de luz: a única decoração são os pertences e objectos pessoais que cada interprete guarda como recordações. Os passos e movimentos rituais, inspirados nas tradições Makonde, encadeiam-se numa narrativa sobre a vida como uma jornada de encontro, pertença e ligação a um grupo, um colectivo, uma comunidade.
“Vagabundus” já passou por importantes palcos internacionais em cidades como Hannover, São Paulo, Porto, Valencia, Sevilha, Madrid, Praga e Atenas. Depois de Maputo, digressão continua em festivais e teatros de referencia, como a Biennale de Lyon, na França, entre outros palcos internacionais. Uma oportunidade única para ver, ao vivo, a performance que tem levado a cultura moçambicana a brilhar nos palcos do mundo!
Ídio Chichava é bailarino, coreógrafo e director artístico moçambicano. Após uma longa carreira em Franca, onde integrou a companhia Kubilai Khan Investigations, regressou a Maputo e fundou a companhia Converge+, dedicada a promoção do intercâmbio criativo e a dança para comunidades.
É curador assistente da plataforma multidisciplinar KINANI e um dos produtores do Festival de Música Tradicional Raiz, ambos espaços fundamentais para a valorização e promoção das artes contemporâneas e tradicionais em Moçambique. Para além destes, Chichava está envolvido em diversos outros projectos culturais locais, reforçando o seu compromisso com a cena artística moçambicana.
Em 2024, foi distinguido com o prestigiado Salavisa European Dance Award, da Fundacao Calouste Gulbenkian, reconhecimento da sua abordagem inovadora e do seu profundo vínculo a cultura moçambicana, levando a sua arte a palcos internacionais.