A carreira do humorista moçambicano vai de vento em pompa. As viagens constantes a Angola, onde tem realizado concertos e outros projectos, acabam de lhe valer uma participação de destaque no novo vídeo clipe de Yannick Afroman, com participação de C4 Pedro – dois artistas de elevado mérito quando se fala de música jovem daquele país.

A música chama-se “Energia positiva” e o seu vídeo clipe foi disponibilizado há dois dias (quarta-feira), no canal oficial de Yannick Afroman e até ao encerramento desta matéria contava com 147 mil visualizações e mais de 1000 comentários.

Dirigido por Bath Prod, o vídeo faz jus a música, descrevendo a vida de um jovem que levanta logo cedo para ‘ganhar a vida’, neste caso, como cobrador de ‘chapa’. Afinal, “para além da chuva nada cai do céu, um dia vais sentir orgulho do teu pai que venceu”, diz uma parte do refrão. “Energias positivas” é uma música de motivação que cria optimismo e bem-estar para com todos que passam momentos difíceis e sonham em melhorar a sua condição financeira.

Durante a encenação, o personagem de Tio Yado acorda de manhã, notando-se pelo acto de se espreguiçar e sai para o quintal de uma casa precária, onde lava os dentes e o rosto. Sai de casa enquanto ajusta a camiseta ainda na rua. A próxima locação mostra Yado a chamar passageiros num transporte semi-colectivo, onde entra Yannick Afroman para cantar a sua primeira estrofe. Até ao fim, Tio Yado está na porta do ‘chapa’, onde tem a cabeça para fora da viatura, a “caça” de passageiros.

Portanto, é uma música que, no nosso entender, transmite uma mensagem de confiança, incentivando o ouvinte a se conectar com as suas próprias energias internas e a se abrir para as possibilidades positivas da vida, transformando qualquer momento em uma oportunidade de crescimento e realização.

Aliás, Tio Yado, enquanto um (eterno) batalhador, enquadra-se perfeitamente no vídeo, pois foi a partir de Niassa, uma das províncias mais pobres do país, que fez vincar o seu talento e, para além de conquistar os palcos da capital, internacionalizou a sua carreira, procurando novas oportunidades para o seu crescimento e realização, enquanto artista, mesmo não tendo mais que quarta classe de ensino.

Numa das entrevistas ao programa Show de Fred, da Tua TV, Tio Yado confessou estar a ganhar mais com o seu trabalho em Angola do que em Moçambique, dando exemplo do facto de, agora, ter a capacidade de usar uma sapatilha de 200 mil kwanzas, o que equivale a 20 mil meticais.

Em Angola, onde Tio Yado viaja com muita frequência, soma mais proezas, entre contratos e prémios, e até prefere aquele país do que a sua terra-natal, porque diz ter lá uma vida estável: quatro contratos e uma viatura.

Recorde-se que o intitulado Pai dos humoristas foi severamente criticado a partir dessa auto-proclamação. Uma das vozes que não concorda que ele seja o “pai dos humoristas” é Dj Júnior, que interpretou a postura de Tio Yado como de arrogância e de falta de respeito para com os grandes humoristas do país. “Ele é bom, é talentoso, mas não é pai de nenhum humorista e não pode vir a televisão se esticar porque foi (a Angola) sentir kwanzas”, condena Júnior.

De frisar que Tio Yado conta com um canal de YouTube já com 317 mil subscritores e mais de 670 vídeos.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart