Chama-se M’saho, festival de timbila que todos os anos agita a província de Inhambane, exactamente no distrito de Zavala. Este ano não vai ser diferente, o evento marcado para o dia 24 de Agosto é um pretexto para a celebração e promoção da cultura e turismo naquele ponto do país.
Aliás, o tema desta edição é mesmo “Cultura e Turismo para um desenvolvimento sustentável”, ao celebrar a timbila – instrumento musical que é o cartão-de-visita de Zavala e orgulho do povo Chope – e a paisagem ao redor da Lagoa de Quissico, que atrai participantes de (quase) todas as partes.
Ainda que a timbila esteja no centro das atenções, não deixa de ser um evento plural e diversificado, onde vários grupos de diferentes proveniências demonstram o seu melhor através do canto, da dança e costumes tradicionais.
Mas também o festival celebra a riqueza gastronómica local, numa feira contagiante, de dar água na boca, com sabores puros e autênticos, exalando o perfume típico de Inhambane.
Sempre que o festival chega, várias excursões tomam destino a Quissico, onde o ambiente natural e relaxante conforta os forasteiros. A Associação Mavoko é um dos grupos que costuma dinamizar viagens até Zavala e, para este ano, prepara uma viagem vibrante com transporte, hospedagem e alimentação inclusos, para além, claro, do acesso ao festival.
A timbila é nome dado a um instrumento musical de percussão do tipo xilofone formado pelos vários exemplares de mbila. Em 2015, o instrumento foi proclamado pela UNESCO como obra-prima do património oral intangível da humanidade.
O Festival da Timbila, também conhecido como M’Saho, é um evento anual vibrante que celebra a rica cultura musical do povo Chope de Moçambique. Realizado na vila de Quissico, no distrito de Zavala, na província de Inhambane, o festival reúne grupos de timbila (xilofone de madeira) de diferentes regiões para promover a diversidade cultural musical, especialmente através da timbila, valorizar a história e tradição da timbila, incentivar o turismo na região de Inhambane e celebrar a riqueza gastronómica local.
Recorde-se que o Festival de Timbila é organizado pelo Governo da Província de Inhambane, em parceria com a Top produções. A edição de ano passado aconteceu a 16 de Dezembro e contou com vários grupos de Timbila e Ngalanga, para além da presença especial do embaixador Jimmy Dludlu. Já este ano, o embaixador do evento é Matchume Zango.
Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.